Dia Delas

“Nunca se contentem com o que já conquistaram”, diz Lula no Dia Internacional das Mulheres

A data foi marcada pelo anúncio de um pacote de políticas públicas que abrangem o enfrentamento à violência contra a mulher e ampliam a participação da mulher nos espaços de poder e decisão, a autonomia econômica, o empreendedorismo e a saúde feminina

O presidente Lula durante almoço alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, no restaurante Tia Zélia, em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula durante almoço alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, no restaurante Tia Zélia, em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na tarde desta sexta-feira, 8 de março, durante almoço em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o presidente Lula enfatizou que o país deve continuar avançando nas conquistas e direitos das mulheres.

“Aqui no Brasil, não faz muito tempo, a gente tem tentado avançar nas conquistas de uma legislação que permita que as mulheres tenham condição de participar, em igualdade de condições,” afirmou.

A celebração aconteceu no restaurante Tia Zélia, em Brasília, e contou com a participação da primeira-dama, Janja Lula da Silva, das ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Nísia Trindade (Saúde), da presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, além de dezenas de servidoras do Governo Federal.

O dia foi marcado pelo anúncio de um pacote de ações que abrangem o enfrentamento à violência contra a mulher e ampliam a participação da mulher nos espaços de poder e decisão, a autonomia econômica, o empreendedorismo e a saúde feminina. O Governo Federal já conta com 79 políticas e ações federais voltadas para o público feminino. Entre elas, a Lei da Igualdade Salarial e o Novo Bolsa Família.

“O que já conquistaram é bom a gente reconhecer a conquista, mas é uma coisa que instiga a gente a querer mais. E vocês sabem que o sucesso de participação na vida política, no mundo do trabalho, na vida cultural das mulheres, não é favor de governo. Tem que ser conquista de vocês
Luiz Inácio Lula da Silva
presidente da República

“Eu sempre digo o seguinte: nunca se contentem com o que já conquistaram. O que já conquistaram é bom a gente reconhecer a conquista, mas é uma coisa que instiga a gente a querer mais. E vocês sabem que o sucesso de participação na vida política, no mundo do trabalho, na vida cultural das mulheres, não é favor de governo. Tem que ser conquista de vocês”, continuou o presidente.

Entre os anúncios do dia, está a inauguração de uma Casa da Mulher Brasileira em Teresina, no Piauí, e de um Centro de Referência da Mulher Brasileira no município de Jataí, em Goiás.

A ministra Cida Gonçalves, destacou que esse é um “governo de entregas e de compromisso” com as mulheres. “Esse governo tem uma máquina, que são as mulheres, que têm impulsionado, que têm tido compromisso, respeito com todo o processo de construção da política pública. É por isso que é possível a gente fazer tantas ações em tantas áreas que beneficiam as mulheres”, completou Cida

Ainda no mês de março, o Governo Federal realizará a entrega de mais uma Casa da Mulher Brasileira, no município paraense de Ananindeua, e de mais um Centro de Referência, na Cidade Odicental, em Goiás. Durante o ano de 2024, a previsão é que sejam inaugurados mais 13 centros, nas cidades de Santo Antônio do Descoberto (GO), Tubarão (SC), Guarapuava (PR), São Raimundo Nonato (PI), Francisco Beltrão (PR), Recanto das Emas (DF), São Sebastião (DF), Sobradinho II (DF), Águas Lindas de Goiás (GO), Cuiabá (MT) e Sol Nascente (DF).

Ao reafirmar o comprometimento do Governo Federal em continuar promovendo a igualdade, a ministra completou: “Hoje nós queremos discutir igualdade. Esse governo, junto com todas as mulheres, tem o compromisso efetivo com as mulheres, com você mãe, dona de casa, que está trabalhando ou pegando ônibus de madrugada. Esse governo está aqui para mudar a sua vida, a sua história, a sua realidade. E é esse o compromisso.”