Relações Exteriores

Lula visita Colômbia: Parceria comercial e cooperação política em pauta

Viagem visa fortalecer relações bilaterais e discutir temas como comércio, sustentabilidade e integração regional

Gustavo Petro e Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Gustavo Petro e Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para Bogotá, na próxima terça-feira (16/4), em uma missão para reforçar os laços comerciais e políticos entre Brasil e Colômbia, terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

A visita, a convite do presidente Gustavo Petro, representa uma oportunidade para discutir temas como bioenergia, desenvolvimento sustentável e cooperação regional, além de impulsionar o intercâmbio comercial entre os dois países.


O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Parceria Comercial: Brasil e Colômbia mantêm um intenso intercâmbio comercial, com as exportações brasileiras para o país apresentando crescimento constante desde 2003. A visita de Lula visa fortalecer ainda mais essa relação, explorando oportunidades de negócios e parcerias entre empresas dos dois países.

Temas em Pauta: Durante a visita, estão previstas discussões sobre diversos temas de interesse mútuo, como bioenergia, desenvolvimento sustentável, integração regional e políticas de gênero. Além disso, serão assinados atos bilaterais e realizadas declarações à imprensa para compartilhar os resultados das negociações.


DESTAQUES DA VISITA

Cooperação Ambiental: Brasil e Colômbia destacam-se globalmente pelo compromisso com a preservação ambiental e a redução do desmatamento. Ambos os países sediarão importantes eventos internacionais sobre o tema nos próximos anos, reforçando sua liderança na agenda ambiental global.

Aproximação Política: A visita de Lula é parte de um processo mais amplo de aproximação entre os dois países, que compartilham não apenas interesses econômicos, mas também valores e visões políticas. A troca de experiências e o diálogo bilateral são fundamentais para fortalecer essa parceria estratégica.


PROGRAMAÇÃO NA COLÔMBIA

Reunião Bilateral: Lula se encontrará com o presidente Petro na Casa de Nariño, sede do governo colombiano, para discutir uma ampla gama de temas de interesse mútuo, seguido pela assinatura de acordos bilaterais e uma coletiva de imprensa para compartilhar os resultados do encontro.

Fórum Empresarial: O presidente participará de um Fórum Empresarial organizado pela ApexBrasil e pela ProColombia, reunindo empresários brasileiros e colombianos para explorar oportunidades de investimento e comércio nos dois países.

Feira Internacional do Livro: Lula também inaugurará a 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, onde o Brasil é país homenageado. O evento destaca a importância da leitura e da preservação ambiental, temas que estão na agenda da visita presidencial.


A visita de Lula à Colômbia representa um importante passo na consolidação das relações bilaterais e na promoção do desenvolvimento econômico e sustentável na região.