Diplomacia

Lula recebe Macron para agenda bilateral Brasil-França

Presidentes discutem questões ambientais, estratégicas e econômicas em visita oficial.

Lula recebe Macron para agenda bilateral Brasil-França
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da França, Emmanuel Macron, iniciam uma série de compromissos bilaterais a partir desta terça-feira (26/03).

O primeiro encontro ocorre em Belém (PA), onde os líderes mantêm uma reunião bilateral, seguida de uma visita à Ilha do Combu para interações com comunidades locais e líderes indígenas.

O que você precisa saber:

  • Lula e Macron discutem temas como bioma amazônico, preservação ambiental e desenvolvimento econômico.
  • Visita inclui reuniões com líderes indígenas, entrega de condecoração e conhecer produção de cacau sustentável.
  • Emmanuel Macron segue agenda no Brasil para eventos em São Paulo e Lula o recebe em Brasília para visita de Estado.

Temas em destaque:

O encontro entre os presidentes aborda questões cruciais como o bioma amazônico, preservação ambiental, desenvolvimento econômico local e integração das áreas fronteiriças. Destaca-se também a preparação para a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, que será sediada em Belém em novembro de 2025.

Visita à Ilha do Combu:

Em um momento de intercâmbio cultural e social, Lula e Macron se encontram com lideranças indígenas para discutir desafios enfrentados pelas comunidades locais. Macron irá condecorar o líder indígena Raoni Metuktire, além de conhecer a produção sustentável de cacau na região.

Parceria estratégica e defesa:

A agenda inclui visita ao Complexo Naval em Itaguaí (RJ), onde os presidentes acompanham o lançamento ao mar do Submarino “Tonelero” (S42). Este submarino integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), resultado da Parceria Estratégica Brasil-França. A parceria, iniciada em 2008, visa fortalecer a defesa da costa brasileira, conhecida como “Amazônia Azul”.

Cooperação econômica e comercial:

Macron segue para São Paulo (SP) para participar da abertura do Instituto Pasteur e do Fórum Econômico Brasil-França, buscando aumentar o intercâmbio comercial e os investimentos recíprocos entre os países. A visita reforça a cooperação bilateral e promove um ambiente propício para negócios.

Relações Brasil-França:

As relações entre Brasil e França remontam a 1825, quando a França reconheceu a independência brasileira. Lula realizou uma visita oficial à França em 2023, fortalecendo os laços políticos e econômicos. A França é o 3º maior investidor no Brasil e as trocas comerciais entre os países continuam a crescer, alcançando US$ 8,4 bilhões em 2023.