Corrida Eleitoral

Eduardo Paes e Bruno Reis lideram corrida eleitoral para reeleição nas grandes capitais

Pesquisa AtlasIntel aponta vantagem dos atuais prefeitos do Rio e Salvador

Eduardo Paes - Foto: Reprodução
Eduardo Paes - Foto: Reprodução

Eduardo Paes (PSD) e Bruno Reis (União Brasil) lideram as pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2024 nas capitais do Rio de Janeiro e Salvador, respectivamente. O levantamento é da Pesquisa AtlasIntel.

O que você precisa saber:

  • Eduardo Paes tem 43,9% das intenções de voto no Rio de Janeiro, seguido por Alexandre Ramagem (PL), com 23,1%, e Tarcísio Motta (Psol), com 21,6%.
  • Bruno Reis tem 51% das intenções de voto em Salvador, seguido por Capitão Wagner (União Brasil), com 28,6%.
  • Em Fortaleza, José Sarto (PDT) aparece em segundo lugar, com 25,6%, atrás de Capitão Wagner (União Brasil), com 28,9%.
  • Em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) lidera com 31,4%, seguido por Rogério Correia (PT), com 21%.

Cenário eleitoral no Rio de Janeiro

No cenário da capital fluminense, Paes, em seu terceiro mandato, tem 43,9% das intenções de voto, contra 23,1% de Ramagem, deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob Jair Bolsonaro. Ele tem empate técnico com o também deputado federal Tarcísio Motta (Psol), que aparece com 21,6% da preferência do eleitor carioca.

Na eleição passada, em 2020, Paes venceu o então prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) com facilidade. Nesta eleição, no entanto, o partido ligado a Igreja Universal não deve contar com a candidatura do bispo próximo ao líder Edir Macedo. Crivella é hoje deputado federal pelo partido.

Cenário eleitoral em Salvador

No levantamento da AtlasIntel, o prefeito de Salvador tem a vantagem mais confortável, entre as grandes capitais, para uma reeleição. Se a eleição fosse hoje, Bruno Reis (União Brasil) teria 51% da preferência do eleitor. Como os outros candidatos não chegam a 30% somados, o indicativo é que Bruno levaria a eleição tranquilamente em primeiro turno.

Nome ligado ao ex-prefeito ACM Neto (de quem já havia sido vice), Bruno Reis foi eleito em 2020 já sem dificuldades, em primeiro turno.

Cenário eleitoral em Fortaleza

A implosão do PDT cearense parece estar indicando os primeiros frutos na capital. Lá, o atual prefeito, José Sarto (PDT), aparece em segundo lugar, com 25,6% das intenções de votos. Com três pontos percentuais de vantagem, está o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil).

Em seguida, vem nomes do PT (Evandro Leitão, recém-filiado ao partido, tem 14,2%) e do PL de Jair Bolsonaro (o deputado federal André Fernandes, com 12,9%).

Eleição em Belo Horizonte

A eleição na capital mineira inicia 2024 com a possibilidade de um fiasco para o atual prefeito da cidade. Fuad Noman (PSD), ex-vice de Alexandre Kalil, ainda tem 5,5% das intenções de voto e está em quinto lugar na disputa.

A liderança é de Bruno Engler (PL), deputado estadual de 26 anos apoiado por Jair Bolsonaro. Hoje ele tem 31,4% das intenções de voto, contra 21% do deputado federal Rogério Correia (PT).