Fake News

Bolsonaro repete fake news sobre PT e Hamas em Angra dos Reis

Ex-presidente também fez afirmações falsas sobre violência e economia

megaloterias
O ex-presidente Jair Bolsonaro durante encontro com moradores de Mambucaba, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução)
O ex-presidente Jair Bolsonaro durante encontro com moradores de Mambucaba, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução)

Em um encontro com moradores de Mambucaba, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) repetiu uma fake news sobre o PT e o grupo Hamas.

O que você precisa saber:

  • Bolsonaro disse que o Hamas é aliado do PT e das Farc.
  • A afirmação é falsa e já foi desmentida pela jornalista Mônica Waldvogel.
  • Bolsonaro também fez afirmações falsas sobre a violência e a economia.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Bolsonaro disse que “o Hamas é aliado ao PT, assim como as Farc da Colômbia”. A afirmação é falsa e já foi desmentida pela jornalista Mônica Waldvogel, que erroneamente associou o PT ao grupo Hamas em outubro passado.

A própria Waldvogel se retratou após diálogo com um assessor da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Este assessor comprovou que não existem ligações entre o partido e o grupo Hamas.

Além da fake news sobre o Hamas, Bolsonaro também fez afirmações falsas sobre a violência e a economia.

O ex-presidente afirmou que a violência diminuiu em seu governo devido à política de armas para cidadãos de bem, atribuindo o aumento da violência ao fim dessa política. No entanto, os números da violência não corroboram essa afirmação.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de mortes violentas intencionais no Brasil aumentou 21% em 2022, em comparação com o ano anterior.

Bolsonaro também fez uma analogia confusa entre economia e casamento, sem esclarecer completamente seu raciocínio.

“O mundo não perdoa. A Economia não perdoa. É igual desculpa aqui o termo. Num casamento, o cara tá namorando um fala para o outro: moro até debaixo da ponte contigo. É verdade, né? Mas, quando a realidade chega, não é assim… Tal, tudo…”, afirmou.

megaloterias
megaloterias