Abandono

Zona oeste do Rio teve 38% dos tiroteios da região metropolitana em março

Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam queda nos registros em março, mas concentração preocupante na zona oeste

Violência armada no Rio de Janeiro: Análise mensal revela redução nos tiroteios
Foto: Pixabay

O mês de março acumulou 239 tiroteios na região metropolitana do Rio, revelando uma queda de 37% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No entanto, a zona oeste concentrou 38% dos tiroteios e 32% dos baleados na região metropolitana, evidenciando um problema histórico nessa área.

O que você precisa saber

  • Concentração de tiroteios e baleados na zona oeste do Rio levanta preocupações
  • Bairros da zona oeste da capital apresentam os maiores índices de violência armada
  • Redução nos números de mortos e feridos em comparação com o ano anterior

Análise dos dados e avaliação

Carlos Nhanga, coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado no Rio de Janeiro, destaca a necessidade de investimento em segurança pública de forma igualitária em todas as regiões do Grande Rio. Ele ressalta a importância de políticas públicas mais eficazes para preservar a vida da população, especialmente diante do histórico problema de controle de grupos milicianos na zona oeste.

O relatório ainda evidencia a distribuição da violência armada ao analisar os bairros mais afetados, com a maioria na zona oeste da capital. Além disso, o documento ressalta a redução nos números de mortos e feridos em comparação com o ano anterior, indicando uma queda de 55% e 49%, respectivamente.

Dados adicionais e contexto

Os dados apontam que em 2024, entre janeiro e março, houve 674 tiroteios/disparos de arma de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro, sendo que 197 destes registros ocorreram durante ações/operações policiais. Ao todo, 330 pessoas foram baleadas neste período, das quais 182 foram mortas e 148 ficaram feridas.

A análise mensal do Instituto Fogo Cruzado oferece insights importantes para compreender a dinâmica da violência armada na região metropolitana do Rio de Janeiro, destacando a necessidade de medidas efetivas para garantir a segurança e proteção da população.