Ferramenta permite pesquisa gratuita de marcas registradas

Verificação evita conflitos legais e prejuízos financeiros para empreendedores

Ferramenta permite pesquisa gratuita de marcas registradas
Foto: Reprodução

O sucesso de um empreendimento, muitas vezes, começa com a escolha de um nome marcante e exclusivo, no entanto, o processo de criação da marca pode ser mais complexo do que se imagina. Para evitar surpresas desagradáveis, como conflitos legais e até perdas financeiras, é fundamental realizar uma pesquisa de marca registrada antes de divulgar o nome publicamente. 

Com o objetivo de facilitar a tarefa, a Consolide, maior empresa de registro de marcas do Brasil, desenvolveu uma ferramenta gratuita, online e acessível a todos os empreendedores em território nacional.O recurso permite descobrir, rapidamente, se o nome escolhido para um negócio está disponível para uso ou se já tem registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro de marcas no país, e deve ser substituído para evitar complicações futuras. 

De acordo com o advogado e CEO da Consolide, Alan Marcos, é importante para qualquer pessoa realizar essa verificação antes de investir em materiais promocionais e na divulgação de um negócio. “Muitas vezes, empreendedores se deparam com a situação desagradável de terem que refazer toda a identidade visual devido ao uso de uma marca já registrada por terceiros, o que leva a transtornos e perda de dinheiro. Com nossa ferramenta, é possível evitar esse tipo de problema de forma rápida e gratuita”, afirma. 

Como funciona a consulta gratuita de registro de marcas 

A ferramenta da Consolide facilita o processo de pesquisa de marcas, analisando a base de dados do INPI e fornecendo informações seguras para o empreendedor que a utiliza. O passo a passo para fazer a busca através dela é bastante simples. 

1. Acesse o site de consulta gratuita de registro de marca, digite o nome que quer pesquisar e clique em “Pesquisar agora”. 

2. Descreva o tipo de atividade do seu negócio, com o máximo de detalhes, e clique novamente em “Pesquisar agora”.

3. A ferramenta vai analisar a base de dados do INPI em busca de marcas semelhantes e informar quais as chances de você ter o pedido de registro da marca deferido caso dê entrada no processo. 

Além de verificar a disponibilidade de marcas, a ferramenta também fornece informações sobre variações de grafia e fonética que podem influenciar na aprovação do registro, pois uma pesquisa mais superficial pode não ser suficiente para garantir a segurança do empreendedor. “Mesmo que a IA não encontre um nome idêntico já registrado, é preciso verificar se não há processos de registro em andamento que possam conflitar com a escolha”, alerta Alan Marcos. 

Riscos de usar uma marca já registrada 

Mas, afinal, por que é importante saber se o nome escolhido para um negócio está registrado? Segundo o CEO da Consolide, a legislação brasileira de propriedade intelectual prevê penalidades para quem usar uma marca registrada por terceiros, incluindo processos judiciais, multas e indenizações. Isso sem falar nas despesas para refazer o branding caso seja necessária qualquer mudança de nome ou logotipo do negócio. 

Alan Marcos ressalta ainda que, com o aumento das atividades online e das vendas pela internet, é fundamental investir na segurança para evitar conflitos. “O registro é a única forma de proteger a marca contra cópias e uso indevido, proporcionando tranquilidade contra problemas no futuro”, conclui. 

Por isso, caso a ferramenta indique que o nome escolhido está registrado por outra pessoa, no mesmo segmento de atuação, é recomendável buscar alternativas. Em alguns casos, é possível fazer pequenas alterações na ideia original e, em outros, será preciso encontrar um novo nome para o negócio. 

Se houver dúvidas sobre o melhor caminho a seguir, o ideal é procurar uma empresa de consultoria, como a Consolide. Afinal, em um mercado competitivo, no qual a identidade de uma marca desempenha papel crucial em seu sucesso, contar com orientações especializadas pode fazer toda a diferença – e ajudar os empreendedores a proteger seus investimentos desde o início.