Business

Como Realizar Negócios Online? Dicas de Publicidade Online

A digitalização crescente faz com que pessoas comprem mais pela internet que em lojas físicas. Seguindo algumas dicas, é possível aproveitar essa tendência.

Meta-título: Como Realizar Negócios Online? Dicas de Publicidade Online
Foto: Unsplash

Fazendo negócios online

Plataformas como a 777 Bet mostram de maneira muito clara que hoje em dia praticamente qualquer negócio ou produto tem sua versão online. Porém, muitas pessoas, entre as quais empreendedores, têm grandes dúvidas a respeito de como fazer seus negócios online. A boa notícia é que não se trata de algo tão complexo, e com algum estudo e prática é possível obter sucesso.

O mundo está cada vez mais digitalizado e isso não é novidade para ninguém. E no meio digital há diversas formas de ganhar dinheiro. Uma boa ideia e um bom negócio, com boas estratégias de marketing, podem significar ganhos financeiros importantes.

Assim, o objetivo deste artigo é dar algumas dicas de como fazer isso. Trata-se de algumas dicas bastante simples sobre como fazer negócios online e ganhar dinheiro com isso. Cabe sublinhar, antes, que não há uma receita fixa quanto a isso, e que as dicas precisam ser usadas sempre tendo em vista algumas situações analisáveis caso a caso, como perfil e objetivos do negócio, natureza do produto e capacidade de investimento, por exemplo.

Alguns dados sobre venda de serviços online

Antes de mostrar as dicas mais específicas, cabe aqui citar algumas estatísticas que mostram o quanto investir em vender serviços online vale a pena. Podemos dizer que não somente vale a pena, como cada vez mais isso se torna um caminho incontornável na maioria dos setores.

No Brasil, o e-commerce ou comércio eletrônico atingiu  faturamento de R$187 bilhões em 2023, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Além disso, dados da Receita Federal mostram que houve um aumento de 20% em relação a 2022.

No ano de 2022, um levantamento da Oktadesk, em parceria com a Opinion Box, mostrou que 61% das pessoas no Brasil compram mais pela internet — produtos e serviços — que em lojas e estabelecimentos físicos, e cerca de 78% afirmaram terem comprado pela internet mais de uma vez. 

Cabe observar ainda que esses números mostram tendências de crescimento nos próximos anos. Assim, nada mais certo atualmente que investir em produtos e serviços online, ou que pelo menos seu negócio tenha um portfólio específico de produtos e serviços que possam ser adquiridos ou solicitados pela grande rede de computadores.

Pela internet, ainda, as marcas conseguem alcançar novos públicos e ainda fidelizar aquele que já possui. Enfim, a digitalização é um caminho sem volta em todos os setores, inclusive nos negócios. Cabe aproveitar suas melhores possibilidades, e para isso daremos algumas dicas.

5 dicas sobre como fazer ou melhorar seus negócios no mundo digital

Abaixo, vamos listar 5 dicas importantes para se conseguir sucesso em negócios online. São algumas dicas bem simples, que de modo geral podem ser feitas em vários tipos de negócio, ainda que existam particularidades de cada um que mereçam a devida atenção.

Reforçamos que não há “receita de bolo”. É preciso avaliar cada uma de acordo com o produto e serviço que oferece, sua capacidade de investir, a depender do caso, combinar uma ou mais dessas dicas.

1.Crie um site

A criação de um site é importante para o sucesso de negócios online. Por meio dele, um produto ou serviço poderá ter visibilidade para seu público alvo. Da mesma maneira, um site ruim pode espantar clientes, gerando desconfiança nas pessoas. E não ter site, além de não gerar a visibilidade, pode gerar questionamentos de clientes quanto à transparência e qualidade do produto ou serviço.

Assim, a dica é investir em um site, contratando profissionais para criá-lo e mantê-lo, sempre de acordo com o nível de complexidade do negócio. Existem opções para vários perfis e bolsos.

2.Valorização da experiência no site e estratégias de redes sociais

Essa dica complementa a dica anterior. Um bom site, além das informações necessárias do negócio ou produto, além de opção de contato do cliente com a empresa, deve ser responsivo (ou seja, adaptável a tamanhos de tela e navegadores diversos). 

O site precisa ser fluido e de fácil uso. Além disso, é necessário se certificar do seu rápido carregamento, tornando o mais simples possível o uso por clientes. A isso se soma uma estratégia em redes sociais.

O que mais se observa hoje são casos de sucesso de serviços e produtos vendidos por Instagram, Facebook etc. e opções de atendimentos em plataformas de mensagem instantânea, como WhatsApp e Telegram. 

Nesse caso, é preciso pensar estratégias bem dirigidas a seu público alvo, concentrando-se nas redes onde ele está. Além disso, essas redes oferecem opções de atendimento simples e rápido e campanhas virais, que podem ser excelentes opções de divulgação de serviços e produtos.

3.Criação periódica de conteúdos

Bons sites e ótimas estratégias em redes sociais são incompatíveis com plataformas que ficam meses sem novos conteúdos. Imagens, perfis em redes sociais, blogs com textos sobre temas relativos ao negócio etc. ajudam a movimentar sua plataforma, dando-lhe visibilidade.

Um blog de artigos curtos usando técnicas SEO, por exemplo, podem atrair para o site de sua empresa pessoas que fazem busca pelo produto ou serviço por meio dos buscadores como o Google ou o Duckduck, por exemplo.

4. Criação de anúncios nas redes sociais e Google

É sempre bom usar técnicas (como SEO) para otimizar sites e blogs, promovendo o aumento das buscas orgânicas pelas plataformas onde apresenta e anuncia seus produtos ou serviços. Mas nem sempre isso é o suficiente. Uma opção é os anúncios pagos das plataformas das redes sociais e da Google.

Basta procurar alguma delas e formar a estratégia, além de observar os custos. Uma alternativa é procurar parcerias com outras empresas, anunciando a sua em suas plataformas, o que também serve para angariar público.

5.Uso de formulário simples

Essa última dica beira o simplório, mas faz uma diferença grande e pode ajudar a fechar negócios. Deixe em suas plataformas opções de formulários simples, que peçam informações rápidas como nome, e-mail ou telefone, oferecendo algo em troca (orçamento sem compromisso, um determinado produto, desconto etc.).

Trata-se de uma forma de reter clientes que fazem visitas rápidas nas suas plataformas ou que estejam fazendo pesquisas em vários sites, por exemplo.