Moradia

Como alugar uma casa no Rio de Janeiro sem precisar de fiador?

Para morar na tão famosa “cidade maravilhosa”, existem algumas formas de alugar uma casa sem precisar, necessariamente, de um fiador

Como alugar uma casa no Rio de Janeiro sem precisar de fiador?
(Créditos: iStock)

Morar no Rio de Janeiro pode ser um sonho para muitos. No entanto, a existência ou a suposta necessidade de um fiador para conseguir alugar uma casa na tão famosa “cidade maravilhosa” pode ser vista como uma dor de cabeça e um obstáculo para muitos que desejam apostar neste desafio. Ou seja, apostar em um aluguel sem um fiador é um caminho muito válido.

Com a evolução e inovação do mercado imobiliário, é possível realizar esse processo de alugar uma casa no Rio de Janeiro sem a necessidade de um fiador de uma maneira mais tranquila e melhor esclarecida.

Mas como proceder nestes casos? 

Existem formas seguras de alugar um imóvel sem precisar de um fiador no Rio de Janeiro. Um dos principais caminhos, pensando justamente nesta segurança, é apostar em um “seguro fiança”.

Ou seja, procurar uma instituição financeira confiável que forneça esse tipo de serviço. Assim, caso exista alguma pendência ou problema no caminho, este seguro consegue cobrir e gerar o menor problema possível para quem está indo atrás deste imóvel em questão.

Esta é uma das opções mais populares para quem quer substituir e não precisar de um fiador nesta rota. Até mesmo em casos de inadimplência, o seguro fiança consegue cobrir. E não só o aluguel pode ser englobado nesta opção.

Outros pontos como IPTU e eventuais taxas que possam surgir, como de condomínio, podem ser incluídos nesse serviço.

Alugar diretamente com imobiliárias e construtoras do Rio de Janeiro também é uma opção para quem quer investir em um aluguel sem um fiador. Nesta modalidade, algumas imobiliárias por conta própria estão apostando em um diálogo mais direto com quem quer alugar a casa ou o apartamento, sem precisar de uma terceira pessoa.

Neste caso, a política varia com a imobiliária e a relação com o próprio locador. Os inquilinos e quem está fornecendo o aluguel conseguem chegar em um modelo e em uma conversa que seja favorável para ambos os lados.

Porém nestes casos costumam ser exigidos dois pontos importantes. Um deles é o seguro fiança, citado anteriormente. Mas não somente este. Em casos assim, o “título de capitalização de aluguel” é bastante citado.

título de capitalização de aluguel é quando o inquilino, basicamente, adquire um título com a própria seguradora que funciona como uma “garantia de locação”. Ou seja, caso o contrato não seja cumprido da forma necessária, o valor assegurado é utilizado para cobrir eventuais despesas que possam surgir. Um dos grandes pontos favoráveis desta escolha é a agilidade que o processo gera. Este modelo, inclusive, está ganhando bastante espaço justamente no Rio de Janeiro.

O título de capitalização representa uma alternativa financeiramente atraente para quem não dispõe de um fiador. Em vez de depender de terceiros, o inquilino investe em um título que pode ser resgatado ao final do contrato, desde que as obrigações contratuais sejam cumpridas.

Este modelo lembra outro que também é visto como opção em processos assim. No caso, o caução.

O caução é feito quando o inquilino realiza um depósito que é equivalente a alguns meses de aluguel. Caso não existam pendências ao término do contrato, o valor em dinheiro é devolvido.

Mas, para escolher a melhor maneira, é preciso entender qual se encaixa melhor naquele que tem o sonho de morar de aluguel no Rio de Janeiro. Embora existam custos envolvidos para quem quer facilitar este processo sem um fiador, é um investimento que vale a pena pensando em um prazo maior de futuro.

A principal dica é analisar todos os casos e entender qual o mais adequado para cada perfil. Para isso, é tudo uma questão de cuidado e uma análise criteriosa de cada caminho que pode ser seguida.