3 de abril de 2020 | 7:34 | Atualizado 3 de abril de 2020 | 13:44

O presidente Trump disse que a 3M “terá um grande preço a pagar” depois que ele ordenou que o gigante da fabricação produzisse mais máscaras protetoras para a luta contra o coronavírus.

Trump invocou a Lei de Produção de Defesa para obter mais respiradores N95 da empresa sediada em Minnesota “depois de ver o que eles estavam fazendo com suas máscaras”, ele twittou Quinta-feira à noite. Os profissionais de saúde têm lidado com a falta de máscaras que filtram as partículas transportadas pelo ar.

“Grande surpresa para muitos no governo quanto ao que estavam fazendo – terá um preço alto a pagar!” o presidente twittou.

O tweet de Trump não deu detalhes das preocupações do governo com a 3M. Mas o consultor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, disse que os federais tiveram problemas para garantir que os produtos da empresa fabricados em todo o mundo “voltem aqui para os lugares certos”.

A ordem executiva de Trump dirigindo a 3M para fazer mais máscaras autoriza o chefe da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências a adquirir da empresa qualquer número de máscaras N95 que ele “determine ser apropriado”.

A 3M, que também faz post-its e fitas adesivas, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário na manhã de sexta-feira. Mas a empresa disse nesta semana que planeja produzir 2 bilhões de máscaras N95 globalmente nos próximos 12 meses.

3M headquarters
EPA

Com cabos de postagem