Mais Tempo

Putin garante reeleição com 87,97% dos votos na Rússia

Eleições amplamente dominadas por sua ausência de concorrentes e controvérsias.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: Divulgação
Presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: Divulgação

Vladimir Putin, sem partido, assegurou sua reeleição como presidente da Rússia com uma impressionante porcentagem de 87,97% dos votos válidos em uma eleição amplamente dominada pela ausência de outros concorrentes, conforme pesquisas de boca de urna e a Comissão Eleitoral Central russa.

O que você precisa saber

  • Putin conquistou 87,97% dos votos válidos, garantindo sua reeleição.
  • Com o novo mandato, permanecerá na liderança até 2030, totalizando 31 anos no comando russo.
  • O processo eleitoral ocorreu ao longo de três dias, abrangendo os 11 fusos horários da Rússia.

As eleições, que se estenderam ao longo de três dias, iniciaram-se na sexta-feira e finalizaram neste domingo, abrangendo os 11 fusos horários da Rússia. O processo eleitoral se encerrou primeiramente no extremo leste do país, com as últimas apurações ocorrendo em Kaliningrado, no oeste.

Durante as eleições, um bombardeio na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia resultou na morte de dois russos. O Ministério da Defesa russo relatou a repulsa aos ataques e a frustração das tentativas de infiltração no território russo por grupos ucranianos.

Apesar do controle estatal rigoroso sobre o processo eleitoral, alguns incidentes de vandalismo ocorreram em locais de votação em oposição a Putin. Além disso, a oposição enfrentou obstáculos significativos, com a barragem de Boris Nadezhdin após tentar coletar mais de 100 mil assinaturas de apoiadores, exigência das autoridades eleitorais.

A morte de Alexei Navalny, opositor proeminente, em fevereiro, gerou debates sobre as motivações políticas por trás de sua condenação e morte.