Difamação

Macron comenta sobre "fake news" envolvendo sua esposa

Presidente da França expressa frustração e destaca impacto prejudicial das teorias difamatórias.

Presidente francês Emmanuel Macron ao lado de sua esposa, Brigitte Macron. Foto: Christophe PETIT TESSON
Presidente francês Emmanuel Macron ao lado de sua esposa, Brigitte Macron. Foto: Christophe PETIT TESSON

Na última sexta-feira (8), Emmanuel Macron, presidente da França, abordou as “fake news” que envolvem sua esposa, Brigitte Macron, sendo retratada como uma mulher transgênero.

Durante uma coletiva de imprensa após uma cerimônia que adicionou o aborto à Constituição francesa, realizada no Dia Internacional da Mulher, Macron expressou sua frustração diante das teorias difamatórias.

O que você precisa saber

  • Emmanuel Macron, presidente da França, comentou sobre as teorias difamatórias envolvendo sua esposa, Brigitte Macron, retratada como uma mulher transgênero.
  • Macron destacou a necessidade de ação legal contra as “fake news” e teorias difamatórias que têm impacto na vida pessoal de sua esposa e de outras figuras públicas.
  • Outras líderes políticas, como Jacinda Ardern, Michelle Obama e Begoña Gómez, também foram alvos de boatos semelhantes sobre suas identidades de gênero.

Impacto das “Fake News”

Teorias Difamatórias

Desde sua eleição em 2017, teorias têm circulado nas mídias sociais, sugerindo que Brigitte é, na verdade, uma mulher transgênero cujo nome de nascimento seria Jean-Michel Trogneux. Essas teorias difamatórias alegam um complô para ocultar uma suposta mudança de sexo nos registros civis, chegando até mesmo a acusar Brigitte Macron de envolvimento em pedofilia.

Posicionamento de Macron

Em sua declaração, o presidente Macron ressaltou o impacto prejudicial dessas “fake news” e histórias inventadas, que levam as pessoas a acreditar nelas e têm um impacto significativo na vida pessoal de sua esposa e de outras figuras públicas. Ele enfatizou a necessidade de tomar medidas legais contra tais difamações.

Alvo de Boatos

Outras Figuras Públicas

Além de Brigitte Macron, outras figuras públicas, como a ex-primeira-ministra neozelandesa Jacinda Ardern, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama e a atual esposa do presidente espanhol Pedro Sánchez, Begoña Gómez, também foram alvos de boatos semelhantes sobre suas identidades de gênero, evidenciando um padrão de difamação direcionado a esposas de líderes políticos.

Conclusão

A abordagem de Emmanuel Macron sobre as “fake news” que envolvem sua esposa destaca a seriedade do impacto dessas teorias difamatórias e a necessidade de combater ativamente a disseminação de informações falsas que afetam a vida pessoal de figuras públicas. O posicionamento do presidente ressalta a importância de enfrentar e desacreditar tais difamações.