Agora quer a ONU

Israel convoca reunião de emergência na ONU por ataque do Irã

Pedido visa condenar ação iraniana e designar Guarda Revolucionária como organização terrorista.

Conselho de Segurança da ONU. Reprodução
Conselho de Segurança da ONU. Reprodução

Israel solicitou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas uma reunião de emergência para condenar o ataque do Irã e classificar a Guarda Revolucionária Iraniana como organização terrorista. O embaixador israelense na ONU expressou preocupação e defendeu ação concreta contra o Irã.


O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Pedido de Reunião de Emergência: Israel solicitou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas uma reunião de emergência para condenar o ataque do Irã e designar a Guarda Revolucionária Iraniana como organização terrorista. A reunião está agendada para amanhã, às 17h pelo horário de Brasília.

Preocupação de Israel: O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, expressou preocupação com o ataque iraniano, considerando-o uma séria ameaça à paz e segurança globais. Ele enfatizou a importância de medidas concretas por parte do Conselho de Segurança.

Antecedentes do Conflito: As autoridades israelenses já esperavam uma retaliação do Irã após um incidente anterior, no qual a República Islâmica acusou Israel de atacar uma representação diplomática iraniana na Síria. Esse incidente ocorreu em meio a crescentes tensões entre os dois países nos últimos meses.


O ATAQUE IRANIANO E AS CRÍTICAS DE KHAMENEI

Retaliação do Irã: O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, criticou duramente Israel após o ataque com drones contra seu território. O Irã alega que a retaliação foi uma resposta a um ataque anterior em que supostos caças israelenses atacaram o consulado iraniano em Damasco, resultando na morte de sete conselheiros militares iranianos.

Criticando o Regime Sionista: Khamenei descreveu o regime sionista como “malicioso” e acusou Israel de mais um erro ao atacar o consulado iraniano na Síria. Suas declarações refletem a tensão contínua entre Irã e Israel e a escalada do conflito na região do Oriente Médio.