Oriente Médio

Iranianos têm segundo maior contingente militar no Oriente Médio, revela levantamento

Estudo do IISS destaca números das forças armadas em diferentes países da região

Drones lançados pelo Irã chegando a Israel (Foto: Reprodução (Redes Sociais))
Drones lançados pelo Irã chegando a Israel (Foto: Reprodução (Redes Sociais))

O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) divulgou um levantamento que revela que o Irã possui um contingente militar de 650 mil soldados, sendo 190 mil deles pertencentes às forças armadas.

Esse número coloca o Irã como o segundo país com maior contingente militar no Oriente Médio, ficando atrás apenas do Egito, que conta com 835 mil militares. Os dados, referentes a fevereiro de 2023, foram compartilhados neste sábado (13) pelo portal G1.

O que você precisa saber

  • Irã possui o segundo maior contingente militar do Oriente Médio, com 650 mil soldados.
  • Israel detém 177,5 mil militares e é o único país na região com armas nucleares.
  • Irã tem enriquecido urânio, aumentando preocupações sobre suas capacidades nucleares.

Detalhes sobre as forças militares

Israel, por sua vez, possui um contingente de 177,5 mil militares distribuídos entre Exército, Marinha, Aeronáutica e outras forças. Vale ressaltar que esses números não incluem os reservistas, convocados em situações de conflito. Uma característica singular das forças israelenses é a posse de armas nucleares, tornando Israel o único país do Oriente Médio com tal capacidade, segundo informações da Federação dos Cientistas Americanos (FAS).

Preocupações com armamento nuclear

Relatórios da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), obtidos pela Agência France-Presse em 2023, indicam que o Irã tem enriquecido urânio a níveis próximos ao necessário para o desenvolvimento de armas nucleares. Essa atividade tem gerado preocupações internacionais sobre as intenções nucleares do país.

Contexto internacional sobre armas nucleares

Apesar de apenas cinco países serem oficialmente reconhecidos como potências nucleares pelo Tratado de Não-Proliferação Nuclear, outros, como Coreia do Norte, Índia, Paquistão e Israel, possuem armas nucleares. Esse cenário levanta questões sobre a estabilidade geopolítica e a segurança internacional na região e além dela.