NY Times

Eleições nos EUA: Biden cresce ligeiramente, mas Trump mantém vantagem

Pesquisa mostra eleitores ainda favoráveis a Trump apesar de sinais de apoio democrata a Biden

Fotomontagem (Instagram Donald Trump e Joe Biden) - Democrata reduz vantagem do republicano em pesquisa
Fotomontagem (Instagram Donald Trump e Joe Biden)

Uma nova pesquisa do The New York Times e do Siena College revela que, embora a popularidade do presidente Joe Biden tenha crescido, os eleitores ainda veem Donald Trump de forma mais positiva, indicando uma disputa acirrada nas eleições de 2024 nos EUA.

O que você precisa saber

  • Pesquisa mostra Trump com vantagem mínima sobre Biden, com 46% contra 45%.
  • Popularidade de Biden cresce entre eleitores democratas, mas Trump mantém forte apoio de seus seguidores.
  • Eleições anteriores foram decididas por pequenas margens, indicando uma disputa acirrada em 2024.

Tendência na popularidade

Embora a vantagem inicial de Trump nas pesquisas tenha diminuído, o presidente ainda mantém uma posição ligeiramente superior a Biden, com uma margem mínima de 46% a 45%. Essa mudança representa uma melhora para Biden desde o final de fevereiro, quando Trump liderava com uma margem mais ampla de 48% a 43%.

Apoio partidário

Biden viu um aumento em sua popularidade principalmente entre os eleitores democratas tradicionais, conquistando uma parcela maior daqueles que o apoiaram em 2020. No entanto, Trump continua a manter um forte apoio de seus seguidores, com 97% dos eleitores anteriores ainda ao seu lado, em comparação com 83% para Biden.

Expectativa para 2024

Com ambas as campanhas se preparando para uma disputa acirrada, a pesquisa destaca a importância dos estados-pêndulo e dos menores deslocamentos de apoio. Nas últimas eleições, a margem de vitória foi pequena, e a tendência indica que 2024 pode ser igualmente disputado.

Conclusão

A pesquisa reflete a polarização política nos EUA, com Trump e Biden mantendo bases de apoio sólidas, apesar das mudanças na popularidade. Com as eleições se aproximando, a disputa promete ser intensa, com cada voto podendo fazer a diferença.