Repatriação

Brasileiros abrigados em Gaza começam a ser evacuados

O embarque foi iniciado após o amanhecer, quando a quantidade de bombardeios realizados por Israel diminuiu.

Brasileiros começam a embarcar em ônibus para deixar norte de Gaza — Foto: Arquivo pessoal
Brasileiros começam a embarcar em ônibus para deixar norte de Gaza — Foto: Arquivo pessoal - Reprodução G1

Jerusalém, 14 de outubro de 2023 – O grupo de 19 cidadãos brasileiros que está abrigado em uma escola católica na Faixa de Gaza começou a embarcar nos ônibus enviados pelo governo brasileiro para levá-los até o sul do território palestino neste sábado (14).

O embarque foi iniciado após o amanhecer, quando a quantidade de bombardeios realizados por Israel diminuiu. Os ônibus chegaram durante a noite, mas a embaixada brasileira na Palestina considerou que era muito arriscado iniciar o deslocamento durante a noite.

Os brasileiros estão abrigados na escola Rosary Sisters School, ao norte de Gaza, e precisam chegar até a cidade de Khan Younes, no sul. O trajeto é de 25 quilômetros e dura cerca de 30 minutos, mas ontem, por conta dos bombardeios, o deslocamento não era feito em menos de duas horas.

Quando chegarem no sul de Gaza, os brasileiros devem aguardar para embarcar no avião enviado pelo governo brasileiro para resgata-los da região e trazê-los de volta ao Brasil. O embarque será realizado em um local no Egito perto da fronteira com a Faixa de Gaza, e não mais na capital, Cairo. A previsão é que o voo saia ainda neste sábado.

Com Informações do G1