Tensão

Brasil envia blindados para fronteira com Venezuela e Guiana

Movimento tem como objetivo combater garimpeiros e outros grupos criminosos, mas também ocorre em meio a tensões entre Venezuela e Guiana

Foto: Ministério da Defesa
Foto: Ministério da Defesa

O governo brasileiro enviou 20 veículos blindados do modelo Guaicurus para a fronteira entre Brasil, Venezuela e Roraima. A movimentação tem como objetivo combater a operação de garimpeiros e outros grupos criminosos que atuam na região, mas também ocorre em meio a tensões entre Venezuela e Guiana.

O que você precisa saber:

  • O Brasil enviou 20 veículos blindados para a fronteira com Venezuela e Guiana.
  • A movimentação tem como objetivo combater garimpeiros e outros grupos criminosos.
  • O movimento também ocorre em meio a tensões entre Venezuela e Guiana.

O deslocamento dos blindados foi ordenado pelo Ministério da Defesa e partiu do Comando Militar do Sul. Os veículos devem se unir a alguns destacamentos militares que estão no local.

A movimentação ocorre em meio a um aumento da tensão entre Venezuela e Guiana. No domingo, um plebiscito na Venezuela disse que 96% dos venezuelanos desejam a anexação dos territórios de Esequibo, atualmente sob comando da Guiana.

Na sexta-feira passada, vídeos falsos circularam nas redes sociais alegando que militares do exército de Maduro avançavam por solo em direção à Guiana via território brasileiro. A informação era completamente mentirosa, baseada em vídeos de operações de grupos de guerrilha na Colômbia.

Apesar da desinformação, o movimento dos blindados brasileiros reforça a preocupação do governo brasileiro com a situação na fronteira. Por se tratar de um terreno sem fronteiras naturais claras, uma guerra no Esequibo pode acabar respingando no território brasileiro.