Israel-Palestina

Biden critica ocupação israelense de Gaza

Presidente dos EUA diz que seria um erro Israel manter a Faixa de Gaza sob controle militar

Presidente Joe Biden em West Columbia SC, Estados Unidos em 06 de julho de 2023 [Peter Zay /Agência Anadolu]
Presidente Joe Biden em West Columbia SC, Estados Unidos em 06 de julho de 2023 [Peter Zay /Agência Anadolu]

16 de outubro de 2023 – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou a ocupação israelense de Gaza, em entrevista ao programa “60 Minutes”, da TV americana, exibida neste domingo (15).

“Acho que seria um grande erro Israel ocupar Gaza novamente”, afirmou Biden. “O que aconteceu em Gaza, na minha opinião, é [culpa do] Hamas e dos elementos extremistas do Hamas, que não representam o povo palestino.”

Biden disse estar confiante de que Israel agirá de acordo com as “regras da guerra”, mas lamentou que o bloqueio israelense a Gaza esteja dificultando o acesso de ajuda humanitária à população.

“Estou confiante de que os inocentes em Gaza poderão ter acesso a medicamentos, alimentos e água”, afirmou.

Em resposta, o embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, disse que seu país não pretende ocupar Gaza. “Não temos interesse em ocupar Gaza ou em permanecer em Gaza, mas, como estamos lutando pela nossa sobrevivência, e a única maneira é destruir o Hamas, teremos que fazer tudo o que for necessário.”

Erdan evitou responder como ele imagina que seria a estrutura de poder de Gaza após o desmantelamento do Hamas.

Biden também disse que acredita que deve haver um caminho para a existência de um Estado palestino, embora acredite que o Hamas deva ser totalmente eliminado.

O presidente norte-americano acrescentou que o envio de tropas dos EUA para apoiar o Exército israelense não é necessário.