Pulou fora

Representante da “X” no Brasil renuncia após polêmica envolvendo Elon Musk e ministro do STF

A decisão ocorreu após Elon Musk, proprietário da rede, ter criticado o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Divulgação
Divulgação

Diego de Lima Gualda, representante e administrador da plataforma social “X” no Brasil, formalizou sua renúncia ao cargo, registrada pela Junta Comercial de São Paulo. A decisão ocorreu após Elon Musk, proprietário da rede, ter criticado o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O que você precisa saber

  • Diego de Lima Gualda renuncia ao cargo de representante da “X” no Brasil.
  • Renúncia ocorre após polêmica envolvendo críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes.
  • Moraes ordena investigação sobre comportamento de Musk e determina respeito às decisões judiciais pela plataforma.
  • Polícia Federal planeja ouvir representantes da rede social nos próximos dias.

Perfil do ex-representante

Diego de Lima Gualda assumiu a posição de representante da “X” no Brasil em agosto de 2023, sendo designado como procurador e gestor da rede social no país. Anteriormente, Gualda, advogado de profissão, ocupou o cargo de diretor jurídico do antigo Twitter no Brasil, além de ter experiência em outras empresas, incluindo o Yahoo.

Confronto entre Musk e Moraes

Elon Musk utilizou a própria plataforma social para criticar Alexandre de Moraes, acusando-o de práticas de censura e de ameaçar prender funcionários da rede no Brasil. Moraes, por sua vez, ordenou uma investigação sobre o comportamento de Musk e determinou que a plataforma respeitasse as decisões judiciais sob pena de multa.

Reações subsequentes

Após a decisão do ministro, Musk continuou com seus ataques, descrevendo Moraes como um “ditador brutal” e sugerindo que o ex-presidente Lula estaria sob controle do ministro. A Polícia Federal planeja ouvir representantes da plataforma nos próximos dias como parte das investigações em curso