TJSP

Justiça obriga Meta a mudar de nome no Brasil em 30 dias

Empresa brasileira homônima detém o registro da marca desde 2008.

Logo da Meta e de outras marcas da empresa. Foto: Dado Ruvic/Reuters
Logo da Meta e de outras marcas da empresa. Foto: Dado Ruvic/Reuters

Por unanimidade, a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que a Meta Platforms, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, mude de nome no Brasil em um prazo de 30 dias. A decisão, que cabe recurso, foi tomada em favor da empresa brasileira Meta Serviços em Informática, que detém o registro da marca no país desde 2008.

O que você precisa saber:

  • A Meta Platforms, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, terá que mudar de nome no Brasil em 30 dias.
  • A decisão foi tomada em favor da empresa brasileira Meta Serviços em Informática, que detém o registro da marca no país desde 2008.
  • A Meta Platforms terá que pagar multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
  • A empresa americana ainda pode recorrer da decisão.

Empresa brasileira sofria com notificações indevidas

A Meta Serviços em Informática, que atua no ramo de tecnologia da informação, alegou na Justiça que, desde a mudança de nome da empresa americana em 2021, vinha recebendo diversas notificações judiciais indevidas e sendo incluída em ações judiciais por engano.

Multa e divulgação em canais de comunicação

Em caso de descumprimento da decisão, a Meta Platforms terá que pagar multa diária de R$ 100 mil. A empresa americana também foi obrigada a divulgar em seus canais de comunicação no Brasil que a marca Meta pertence à companhia brasileira.

Decisão histórica

A decisão do TJSP é considerada histórica por especialistas em direito empresarial. O caso pode abrir precedente para outras empresas brasileiras que enfrentam problemas semelhantes com marcas internacionais.