Lava Jato

Juíza Gabriela Hardt, que foi arrogante com Lula, foi afastada por suspeitas de conduta inadequada

Corregedor-nacional de Justiça determina afastamento da magistrada de suas funções.

Juíza Gabriela Hardt. Foto: Reprodução
Juíza Gabriela Hardt. Foto: Reprodução

A juíza Gabriela Hardt foi afastada de suas funções nesta segunda-feira (15) pelo corregedor-nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, devido a suspeitas de burla à ordem processual, violação do código da magistratura e prevaricação. Hardt atuou como substituta de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba.


O que você precisa saber

  • Afastamento da juíza: Corregedor-nacional de Justiça determina afastamento de Gabriela Hardt.
  • Suspeitas de conduta inadequada: Magistrada é acusada de burlar ordem processual, violar código da magistratura e prevaricar.
  • Atuação no caso de Lula: Hardt foi responsável pela sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia.
  • Interrogatório polêmico: Durante depoimento de Lula, juíza repreendeu o petista, gerando controvérsia.
  • Anulação das condenações: Atuação dos advogados, incluindo Cristiano Zanin, resultou na anulação das condenações de Lula.

Atuação de Gabriela Hardt

A juíza Gabriela Hardt foi afastada de suas funções após ser acusada de conduta inadequada no exercício de suas atividades na 13ª Vara Federal de Curitiba, onde atuou como substituta de Sergio Moro.

Caso envolvendo Lula

Em 2019, Hardt foi responsável por proferir a sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia. Durante o processo, surgiram alegações de que a magistrada teria cometido plágio ao utilizar trechos da decisão assinada por Moro no caso do tríplex da Lava Jato.

Interrogatório polêmico

Durante o depoimento de Lula, Hardt protagonizou um momento polêmico ao repreender o ex-presidente por seu tom de resposta. As declarações da juíza geraram controvérsia e críticas por parte de seus opositores.

Atuação dos advogados de Lula

Entre os advogados de defesa de Lula estava Cristiano Zanin, cuja atuação resultou na anulação das condenações do ex-presidente pela Suprema Corte. O desfecho desse caso destacou a importância da atuação dos advogados na defesa dos direitos dos réus.