Maioria

CNJ derruba afastamento de juíza da Lava Jato

Conselho Nacional de Justiça revoga decisão individual que afastou Gabriela Hardt do cargo de juíza federal.

Maioria do CNJ derruba decisão que afastou juíza Gabriela Hardt
Maioria do CNJ derruba decisão que afastou juíza Gabriela Hardt - Foto: Ag CNJ

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta terça-feira (16) anular a decisão que afastou a juíza federal Gabriela Hardt, ex-magistrada da Operação Lava Jato, do seu cargo na 23ª Vara Federal em Curitiba.

A decisão foi tomada por maioria de votos, não referendando a liminar proferida pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, que alegava suspeitas de irregularidades na decisão da magistrada, tomada em 2019.

O que você precisa saber

  • CNJ revoga afastamento de Gabriela Hardt da 23ª Vara Federal em Curitiba.
  • Decisão individual do corregedor nacional de Justiça é anulada por maioria de votos.
  • Presidente do CNJ critica medida como “ilegítima e arbitrária”.

Corregedor X Presidente

Durante o julgamento, Luís Felipe Salomão manteve sua posição favorável ao afastamento de Gabriela Hardt, alegando que a decisão de criar um fundo com os recursos desviados da Petrobras foi ilegal e não contou com a participação do governo brasileiro. Já o presidente do CNJ, Luís Roberto Barroso, abriu a divergência, votando contra o afastamento e criticando a medida como ilegítima e arbitrária.

Decisão Contestada

Barroso questionou a legalidade da decisão individual do corregedor, argumentando que um magistrado só pode ser afastado por decisão colegiada e por quórum de maioria absoluta. Além disso, criticou o afastamento de Gabriela Hardt cinco anos após a homologação do acordo de delação, considerando que a juíza está sendo punida antes da abertura do processo disciplinar.

Outros Afastamentos

Apesar de anular o afastamento de Gabriela Hardt, o CNJ manteve o afastamento dos desembargadores Thompson Flores e Loraci Flores, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, por descumprimento de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionada ao ex-juiz da Lava Jato Eduardo Appio. O juiz federal Danilo Pereira, que também havia sido afastado, teve seu afastamento anulado pelo conselho.

Defesa e Contestação

Durante o julgamento, os advogados dos magistrados contestaram os fundamentos mínimos para o afastamento e ressaltaram a experiência e a ficha funcional dos mesmos. A defesa de Danilo Pereira argumentou que ele não tinha conhecimento de que estava descumprindo uma decisão do STF durante sua participação na sessão da 8ª Turma do TRF.