Ossos do Ofício

Carla Zambelli perde ação contra delegado da PF

Bolsonarista é derrotada em processo por declarações feitas pelo ex-superintendente da PF no Amazonas

A deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
A deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) sofreu derrotas em primeira e segunda instâncias após processar o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva por tê-la chamado de “bandida” e associado a uma “bancada do crime”.

O que você precisa saber

  • Carla Zambelli perdeu uma ação movida por ela contra o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, após processá-lo por declarações feitas em entrevista à GloboNews em 2022.
  • A Justiça rejeitou a ação de Zambelli contra Saraiva em primeira instância e, no último dia 4, a Terceira Turma Recursal negou seu recurso.

Derrota em processo judicial

O ex-superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, concedeu uma entrevista à GloboNews em junho de 2022, afirmando que parlamentares, incluindo Carla Zambelli, seriam “financiados por madeireiros” e associados a uma “bancada do crime”. Após processá-lo, Zambelli sofreu derrotas em primeira e segunda instâncias, com a Terceira Turma Recursal negando seu recurso no último dia 4.

Decisão da Justiça

O juiz Marco Antonio do Amaral, relator do caso, justificou a negação do recurso, afirmando que as declarações de Saraiva não causaram “consequências relevantes à honra da parlamentar”. Ele acrescentou que as ações dos deputados repercutem de acordo com a importância de seus feitos, considerando o cargo que ocupam. A decisão também rejeitou o argumento da defesa de Zambelli sobre suposta parcialidade do Juizado Especial Cível de Brasília.