Golpe

Alexandre de Moraes critica bolsonaristas que apoiam golpe: "Covardes"

Declaração de Alexandre de Moraes acontece durante julgamento de recurso de ex-deputado.

Alexandre de Moraes. Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil
Alexandre de Moraes. Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez críticas contundentes às autoridades que incentivaram o ataque terrorista ocorrido em 8 de janeiro de 2023 e posteriormente se recolheram em seus gabinetes.

Suas palavras foram proferidas durante o julgamento do recurso apresentado pelo ex-deputado estadual do Ceará e delegado Francisco Assis Cavalcante Nogueira, que foi considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

O que você precisa saber

  • O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, criticou autoridades por incentivarem o ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023 e depois se recolherem em seus gabinetes.
  • Durante o julgamento de recurso de ex-deputado, Moraes destacou a propagação de discursos antidemocráticos e golpistas nas redes sociais, que culminaram no ataque.

Discurso Antidemocrático e Golpista

Segundo a ação julgada no TSE, o ex-deputado estadual do Ceará proferiu um discurso inflamado, a menos de um mês das eleições, sugerindo que as urnas eletrônicas seriam fraudadas e incitando seus apoiadores à violência armada. Moraes apontou que tal discurso foi o estopim para o ataque terrorista de 8 de janeiro. O presidente do TSE destacou a irresponsabilidade de autoridades que propagaram tais ideias enquanto permaneciam resguardadas em seus gabinetes.

Modus Operandi da Milícia Digital Golpista

Durante sua fala no tribunal, Moraes destacou o padrão de ação da milícia digital golpista nos últimos anos, evidenciando a forma como disseminam discursos subversivos nas redes sociais. Ele ironizou a prática da própria milícia em se gravar, facilitando assim o trabalho investigativo das autoridades policiais.

Justiça Eleitoral em Ação

A decisão do TSE em manter a condenação do TRE-CE sinaliza uma postura firme da Justiça Eleitoral diante de comportamentos antidemocráticos e subversivos. Este caso, juntamente com a recente criação de regras para punir ataques de candidatos a adversários, demonstra a determinação do TSE em garantir a integridade e a lisura do processo eleitoral.