Tradição à beira-mar

Bar Lagoa inaugura primeira filial na orla de Ipanema

Inaugurado em 1934, a casa foi batizada de Bar Berlim, mas mudou de nome pouco tempo depois devido à Segunda Guerra Mundial

megaloterias
Tradição à beira-mar: Bar Lagoa inaugura primeira filial na orla de Ipanema
Foto: Divulgação

As portas, o piso e as luminárias da construção em estilo art déco preservam o charme do início da década de 1930 do Bar Lagoa, um dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro. Localizado no coração da zona sul da cidade, o empreendimento está prestes a inaugurar sua primeira filial na orla carioca, o Bar Lagoa On the Beach. Em parceria com a Orla Rio, concessionária que administra mais de 309 quiosques do Leme ao Pontal, a casa chega em Ipanema no dia 2 de fevereiro.

As gravatas dos garçons serão substituídas por panamás, mas o cardápio, que conta com o famoso bife à milanesa com salada de batata, será o mesmo. A promessa de Catito Peres, empresário carioca que comanda o Bar Lagoa desde 2015, é levar a tradição da casa para a badalada praia de Ipanema.

“Costumo brincar que o primeiro lugar que mais reflete o espírito carioca são as praias da cidade, e o Bar Lagoa o segundo. Sempre foi um sonho integrar estes dois universos, por isso estamos muito felizes em firmar parceria com a Orla Rio”, explica Catito Peres.

As negociações para a inauguração do Bar Lagoa na orla de Ipanema começaram em 2023. Segundo Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Rio, a proposta da concessionária é qualificar, ainda mais, a orla do Rio de Janeiro.

Já consagrada como referência de praia, a Orla Rio vem trazendo cada vez mais parcerias para aprimorar a experiência de cariocas e turistas à beira-mar. O Bar Lagoa representa um marco considerável nesse empenho. “É muito importante termos na praia um símbolo carioca tão significativo como o Bar Lagoa. Durante o Carnaval deste ano, aqueles que estiverem no Rio terão a oportunidade de vivenciar mais uma inovação ao longo da orla mais amada do país. Estamos comprometidos em transformar cada visita à praia em um capítulo memorável”, afirma Guilherme Borges.

Bar Lagoa

Inaugurado em 1934, a casa foi batizada de Bar Berlim, mas mudou de nome pouco tempo depois devido à Segunda Guerra Mundial. Hoje, o empreendimento está prestes a comemorar 90 anos de existência, fazendo parte de um dos patrimônios imateriais do Rio de Janeiro e encantando a todos com as suas receitas tradicionais.

Já o quadro de funcionários do Bar Lagoa permanece tão intacto quanto o seu cardápio. Um deles é o Chico Barroso, garçom com mais tempo em serviço no restaurante (em janeiro, completou 53 anos de casa). Outra figura importante do Bar é o Seu Gomes que, desde 1981, é um dos responsáveis pelo atendimento do local.
“Toda a equipe que hoje atua no endereço da Lagoa permanecerá a mesma. Nada irá mudar. O chopp seguirá gelado e nossos clientes da Epitácio Pessoa continuarão a ser atendidos pelo Chico e companhia. A primeira filial do Bar Lagoa na orla de Ipanema será uma extensão da nossa tradicional casa, que tem atraído milhares de visitantes a cada ano”, finaliza Catito Peres.


Serviço:
Bar Lagoa
Endereço: Vieira Souto – Ipanema / Posto 8 | Em frente ao Fasano
Horário de funcionamento: De segunda a quinta – a partir das 12h
Sextas, sábados e domingos – partir das 11h

megaloterias
megaloterias