Fique Ligado

Anvisa dá dicas para ceias de Natal e Ano Novo seguras e saudáveis

Agência orienta sobre escolha dos alimentos, armazenamento, preparo e conservação

megaloterias
Manipular corretamente os alimentos é essencial para evitar contaminação - Foto: Jed Owen/ Unsplash
Manipular corretamente os alimentos é essencial para evitar contaminação - Foto: Jed Owen/ Unsplash

As ceias de Natal e Ano Novo são momentos de celebração e confraternização, mas também de cuidados com a saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reuniu dicas para ajudar o consumidor a fazer escolhas conscientes e garantir a segurança dos alimentos.

O que você precisa saber:

  • Leia a rotulagem nutricional dos alimentos para escolher opções mais saudáveis.
  • Confira o prazo de validade e as condições de armazenamento dos produtos antes de comprá-los.
  • Lave bem as mãos e higienize os equipamentos e utensílios antes de iniciar o preparo.
  • Evite o contato entre alimentos crus e cozidos.
  • Mantenha os alimentos quentes acima de 60º C e os frios abaixo de 5º C.
  • Não descongele alimentos em temperatura ambiente.

A Anvisa orienta que os consumidores fiquem atentos à rotulagem nutricional dos alimentos, especialmente nos panetones e chocotones, que são tradicionais nas ceias de fim de ano. As novas regras de rotulagem, que entraram em vigor em outubro de 2022, trazem informações mais claras sobre o conteúdo nutricional dos produtos, como quantidade de açúcares, gorduras saturadas e sódio.

No momento da compra, também é importante verificar o prazo de validade e as condições de armazenamento dos produtos. Alimentos com embalagens danificadas ou amassadas podem estar contaminados e devem ser evitados.

Antes de iniciar o preparo, a primeira orientação é lavar bem as mãos e higienizar os equipamentos, bancadas e utensílios que serão utilizados. A higienização é importante porque os micróbios das mãos e do ambiente podem contaminar os alimentos e provocar doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHAs).

Alimentos crus, como carnes, aves, peixes e ovos, podem conter micróbios considerados perigosos, por isso, deve-se evitar o contato com alimentos cozidos. Para o armazenamento, a orientação é utilizar embalagens ou recipientes exclusivos e fechados.

Depois de prontos, os alimentos devem ser servidos em temperatura adequada. Alimentos quentes devem ser mantidos em temperatura alta (acima de 60º C) até a hora do consumo, e as comidas frias devem permanecer em temperaturas mais baixas (abaixo de 5º C). A Anvisa recomenda diminuir ao máximo o tempo entre o preparo e o consumo dos alimentos. Se for necessário preparar o prato com antecedência, ele deve ser guardado sob refrigeração e consumido em, no máximo, cinco dias.

Para descongelar alimentos, a Anvisa orienta que o processo seja realizado em temperatura inferior a 5º C ou em forno micro-ondas, quando o alimento for submetido imediatamente ao cozimento.

megaloterias
megaloterias