Luto

Ícone da moda e design, Iris Apfel falece aos 102 anos: Legado de estilo e influência

Designer de interiores e figura única na moda, Iris Apfel deixa um legado duradouro aos 102 anos

Iris Apfel morreu aos 102 anos nos EUA. Foto: reprodução
Iris Apfel morreu aos 102 anos nos EUA. Foto: reprodução

A renomada designer de interiores e ícone da moda, Iris Apfel, faleceu pacificamente aos 102 anos em sua residência em Palm Beach, Flórida, na última sexta-feira (1). A notícia, compartilhada em suas redes sociais com mais de 3 milhões de seguidores, não revelou a causa da morte, deixando seus admiradores em luto.

Iris Apfel conquistou notoriedade por seu estilo extravagante, marcado por óculos de armação pesada, batons vibrantes, bijuterias chamativas e roupas exuberantes. Autodenominada uma “estrela geriátrica”, ela se tornou uma influência proeminente no universo da moda. Em 2017, a Mattel lançou uma versão da Barbie inspirada em Apfel, mas a edição limitada não chegou às prateleiras.

O que você precisa saber:

  • Iris Apfel, aos 102 anos, faleceu em Palm Beach, Flórida.
  • Causa da morte não divulgada.
  • Estilo único com óculos de armação pesada e bijuterias chamativas.
  • Autodenominada “estrela geriátrica” no mundo da moda.
  • Inspirou uma versão da Barbie em 2017, mas não foi comercializada.

A Trajetória de Iris Apfel: Nascida como Iris Barrel em 1921, no Queens, Nova York, Apfel dedicou-se aos estudos de história da arte na Universidade de Nova York e arte na Universidade de Wisconsin. Sua carreira decolou após passagens pelo Women’s Wear Daily e como aprendiz de Elinor Johnson.

Após seu casamento com Carlos Apfel em 1948, ela adotou o sobrenome do marido. Juntos, fundaram a Old World Weavers, uma empresa que restaurou tecidos na Casa Branca para nove presidentes dos EUA, de Harry Truman a Bill Clinton.

Legado na Moda e Design: Iris Apfel foi muito além de suas contribuições para a Casa Branca. Seu estilo ousado e autenticidade marcaram uma geração, inspirando admiradores em todo o mundo. A expressão única de Apfel ecoa não apenas em suas criações de design de interiores, mas também na moda, consolidando-a como uma figura emblemática.

Influência Duradoura: A designer de interiores deixou um legado que transcende gerações, influenciando não apenas o mundo do design, mas também a indústria da moda. Sua atuação na Old World Weavers contribuiu significativamente para a preservação e restauração de tecidos históricos, consolidando-a como uma figura crucial na interseção entre arte, moda e história.