Expoente

Gastronomia brasileira se destaca mundialmente e gera mais empregos

Cursos profissionalizantes geram oportunidades para quem quer entrar no setor

Gastronomia brasileira se destaca mundialmente e gera mais empregos
Divulgação

O setor de bares e restaurantes no Brasil, continua a se destacar como uma das principais fontes de emprego no país. Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgados pelo IBGE, demonstram que o número de empregados nesse segmento chegou a 5,52 milhões no último trimestre, o que representa um aumento significativo de 1,3% – resultando na criação de 70 mil novos postos de trabalho em relação ao trimestre anterior. Esses números evidenciam o potencial contínuo e a relevância da indústria gastronômica para a economia brasileira.

Adicionalmente, a valorização dos talentos brasileiros no ramo da culinária fortalece ainda mais a importância no contexto gastronômico mundial. Recentemente, no prestigiado evento The Worlds 50 Best Restaurants, a brasileira Janaina Torres, uma das proprietárias do restaurante A Casa do Porco, em São Paulo, foi eleita como a melhor chef mulher do mundo. Esse título, conferido por um júri composto por 1.080 especialistas independentes da indústria e restaurantes, ressalta não apenas a excelência individual de Janaina, mas também a crescente reputação da gastronomia brasileira internacionalmente.

“Esse prêmio me faz acreditar que estou no caminho certo. Que ter batido o pé, ter acreditado na minha verdade, foi realmente o que me fez chegar até aqui” relatou Janaína Torres em entrevista ao Portal O Tempo.

Enquanto talentos como Janaina continuam a elevar o padrão da gastronomia brasileira, fica cada vez mais evidente que a formação profissional e a qualificação dos interessados em ingressar nesse promissor setor são elementos indispensáveis. Nesse contexto, o Instituto Gourmet Brasil, celebrando nove anos de atuação, destaca-se como a maior rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia, desempenhando um papel fundamental na preparação de futuros chefs e empreendedores gastronômicos.

Com cursos adaptados às demandas do mercado e instrutores experientes, a instituição se destaca como uma escolha de excelência para quem busca aprimorar suas habilidades na arte da culinária. “Na gastronomia a especialização é o segredo para se destacar. No Instituto Gourmet, não só proporcionamos conhecimento técnico, como também abrimos portas para os estudantes brilharem e terem sucesso em um mercado em constante crescimento”, relata Glaucio Athayde, CEO da rede.

Seja você um aspirante a chef, um empreendedor gastronômico ou simplesmente alguém apaixonado por culinária, a rede oferece uma ampla gama de cursos de curta, média e longa duração. Com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação e satisfação do aluno.

Para saber mais acesse: https://institutogourmet.com/cursos