Salah dá show e Liverpool goleia Roma na semi da Champions

Futebol bem jogado, lei do ex e chuva de gols. Teve de tudo um pouco na primeira semifinal da Liga dos Campeões da Europa entre Liverpool e Roma. No jogo de ida, os ingleses contaram com a inspiração de seu trio de ataque e conseguiram uma boa vantagem para a partida de volta na capital italiana: 5 a 2. Salah, duas vezes, Mané e Firmino, também duas vezes, marcaram para os Reds. Dzeko e Perotti descontaram para os romanistas.

A atmosfera em Anfield era perfeita para os donos da casa: casa cheia, torcedores confiantes e futebol de encher os olhos. Fatores que fizeram o Liverpool entrar em campo com a certeza que sairia com a vitória. E tudo se concretizou aos 35 da primeira etapa. O egípcio Salah, que vive grande fase, cortou para o meio e bateu no ângulo de Alisson, que não teve o que fazer. Golaço que era o prenúncio do que ainda estava por vir. Acuada, a Roma abusava dos erros de passe e foi castigada no último lance antes do intervalo. O brasileiro Firmino arrancou do meio-campo e deixou Salah na cara do gol, que deu uma cavadinha para ampliar o marcador.

Logo no início da etapa final, aos 10, Salah cruzou na medida para Mané empurrar para as redes: três a zero. Seis minutos depois, Firmino fez um gol típico de centroavante, após mais uma assistência de Salah, e transformou a vitória em goleada. Aos 23, de cabeça, o atacante brasileiro deixou o segundo dele, o quinto do Liverpool. À Roma, coube tentar diminuir o prejuízo. E conseguiu. Dzeko, a dez minutos do fim do jogo, superou Karius. A reação, ainda que tímida, veio em seguida. Após Milner meter a mão na bola dentro da área, Perotti converteu o pênalti e deu esperança aos romanistas: 5 a 2, placar final.

Com o resultado, os italianos terão que provar que um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar. Para chegar à final, será preciso um novo três a zero no Estádio Olímpico de Roma, placar improvável que deu a classificação contra o Barcelona nas quartas de final. O jogo de volta entre Roma e Liverpool acontece na próxima quarta-feira, 2 de maio, na capital italiana.

No outro duelo que define um dos finalistas da Liga dos Campeões, Bayern de Munique e Real Madrid entram em campo nesta quarta, na Alemanha. Será o 25º jogo entre as equipes em competições europeias. Fora das quatro linhas, dois treinadores acostumados a vencer. Pelo lado dos bávaros, Jupp Heynckes sempre chegou à final europeia como treinador. Já o Real Madrid conta com Zidane, bicampeão continental com os merengues.

Embate também entre goleadores. A esperança dos espanhóis é Cristiano Ronaldo, que soma 11 jogos seguidos marcando gols na competição e é o artilheiro desta edição com 15 bolas na rede. Os alemães apostam suas fichas no polonês Lewandowski, atacante que marcou 28 gols em 31 jogos na liga alemã. A bola rola na Allianz Arena às quinze para as quatro da tarde, horário de Brasília.