Pena por Estupro

Robinho é preso pela Polícia Federal

Robinho teve pedido de habeas corpus negado e início imediato da execução da pena foi determinado.

Robinho: Foto: Divulgação
Robinho - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21), o ex-jogador Robson de Souza, conhecido como Robinho, foi detido no Guarujá, litoral paulista, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) validar a sentença da Justiça italiana que o condenou a nove anos de prisão por estupro, determinando o início imediato da execução da pena no Brasil.

O que você precisa saber

  • Condenação por estupro: Robinho foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana devido a um estupro coletivo ocorrido em 2013, em uma boate de Milão.
  • Detenção no Brasil: A prisão de Robinho foi determinada após o STJ validar a sentença italiana, resultando na expedição do mandado de prisão pela Justiça Federal de Santos.

A defesa de Robinho havia entrado com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender a prisão imediata, mas o ministro Luiz Fux negou o pedido na noite desta quinta-feira. Já no fim da tarde, a Justiça Federal de Santos expediu o mandado de prisão do atleta.

Contextualização

O crime pelo qual Robinho foi condenado ocorreu em 2013, em uma boate de Milão, enquanto o brasileiro atuava pelo Milan. A vítima é uma mulher albanesa. Após a decisão do STJ, o processo foi encaminhado a uma Vara Federal Criminal de Santos, que expediu o mandado de prisão, cumprido na residência de Robinho, no condomínio de luxo Acapulco, no Guarujá, Baixada Santista.

Detalhes do caso

  • Estupro em 2013: Segundo a Justiça italiana, o estupro coletivo ocorreu na madrugada de 22 de janeiro de 2013, na boate Sio Café, em Milão, envolvendo Robinho e outros cinco amigos, incluindo seu companheiro Ricardo Falco.
  • Consequências legais: Além de Robinho, seu companheiro Ricardo Falco também foi condenado a nove anos de prisão. Outros quatro amigos de Robinho deixaram o país na época e não foram processados.

A prisão de Robinho marca um desfecho significativo em um caso de repercussão internacional, destacando a importância da cooperação entre sistemas judiciais de diferentes países na aplicação da lei.