Intervenção

Justiça do Rio de Janeiro destitui Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

STJD nomeia José Perdiz como interventor

megaloterias
CBF, Ednaldo Rodrigues, José Perdiz, STJD, ANCF, eleição, irregularidade, intervenção
Ednaldo Rodrigues é destituído da presidência da CBF - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira (6). José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), foi nomeado como interventor da entidade.

O que você precisa saber:

  • Ednaldo Rodrigues foi destituído da presidência da CBF pelo TJRJ.
  • José Perdiz, presidente do STJD, foi nomeado como interventor da entidade.
  • Haverá uma nova eleição em 30 dias.

A votação no TJRJ terminou com três votos a zero pela destituição de Ednaldo Rodrigues. A decisão foi tomada após recurso apresentado pela Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), que contesta a eleição de Rodrigues, realizada em 2021. A ANCF alega que a eleição foi irregular, pois Rodrigues teria recebido votos de clubes que não estavam aptos a votar.

A decisão do TJRJ é uma vitória para a ANCF, que buscava o afastamento de Rodrigues desde a eleição. A entidade alega que a presença de Rodrigues na presidência da CBF prejudica as negociações com a Fifa e com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

José Perdiz, presidente do STJD, terá a missão de conduzir a CBF durante o período de intervenção. Perdiz é um nome respeitado no meio do futebol brasileiro e tem experiência em gestão de entidades esportivas.

megaloterias
megaloterias