Fluminense vence o Vitória no Barradão e quebra tabu

Desde 2010 o Fluminense não derrotava o Vitória no Barradão. O triunfo quase veio no ano passado, quando levou o empate no último lance da partida. Desta vez, não teve jeito, a escrita foi quebrada. E quis o destino que o autor do gol da vitória tricolor por 2 a 1, neste domingo, em Salvador, fosse justamente Gilberto, o mesmo jogador que voltava de suspensão por uma expulsão infantil no jogo contra o Cruzeiro. Foi a redenção do camisa 2, que vem fazendo uma grande temporada.

O Fluminense começou melhor na partida, com mais posse de bola e rondando com perigo a área do Vitória. Logo aos quatro minutos, o lateral-esquerdo Marlon, uma das novidades do técnico Abel Braga na partida, cobrou falta perigosa, obrigando o goleiro Caíque a fazer grande defesa.

Aos poucos, no entanto, os donos da casa foram equilibrando recuperando espaço no meio de campo e passaram a ameaçar a meta de Júlio César. O goleiro tricolor nada pôde fazer quando o lateral Jeferson fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para o meio da área, achando o atacante Neílton livre de marcação para bater forte no ângulo e abrir o placar no Barradão.

O gol do Vitória não mudou muito o panorama da partida. Apesar de ter mais posse de bola, o Tricolor não conseguiu criar uma chance clara de perigo, e ainda quase levou o segundo em uma saída errada no meio de campo. Para mudar o cenário, o Flu voltou para o segundo tempo com Pablo Dyego no lugar de Marcos Júnior.

A mudança acabou surtindo muito efeito. A etapa final foi toda do Fluminense. A partir de um chute da entrada da área do volante Richard, que raspou a trave dos baianos, o Tricolor criou várias chances. Robinho entrou no lugar do volante Jadson e deixou a equipe ainda mais ofensiva.

Finalmente, aos 27 minutos, a justiça se fez presente no Barradão. Após cobrança de escanteio, o centroavante Pedro pegou a sobra e rolou para trás, deixando Pablo Dyego em ótimas condições para bater cruzado e empatar a partida. Antes de entrar, a bola ainda tocou de leve em Rhayner, do Vitória.

O gol deu moral ao Time de Guerreiros, que voltou a assustar em outra cobrança de escanteio. Renato Chaves subiu mais do que todo mundo, Frazan ainda desviou, mas Caíque fez grande defesa. Já aos 40 minutos, o goleiro do Vitória nada pôde fazer para segurar a cabeçada certeira de Gilberto, após outro escanteio de Sornoza, marcando o gol do primeiro triunfo tricolor fora de casa neste Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, após quatro rodadas, o Fluminense está com sete pontos na classificação. Na próxima quinta-feira, a equipe viaja a Potosí, na Bolívia, para decidir com Nacional a vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana. A partida acontecerá nos quatro mil metros de altitude da cidade boliviana. Vale lembrar que no jogo de ida o Tricolor bateu o adversário por 3 a 0.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO BRASILEIRO – RODADA 4

Barradão – Salvador/BA

Vitória (1)
TIME: Caíque, Jeferson, Kanú, Aderllan (Ramon) e Pedro Botelho; Uillian Correia, Yago (Luan) e Rhayner; Denílson, Neílton (Alex Baumjohann) e Wallyson
Técnico: Vagner Mancini

Fluminense (2)
TIME: Júlio César; Renato Chaves, Nathan Ribeiro e Frazan; Gilberto, Richard, Jádson (Robinho), Sornoza e Marlon; Marcos Junior (Pablo Dyego) e Pedro (Dodi).
Técnico: Abel Braga

Gols: Neílton (20’/1T) – VIT; Pablo Dyego (27’/2T) e Gilberto (40’/2T) – FLU
Cartões amarelos: Kanú, Rhayner (VIT); Jadson (FLU);
Arbitragem: Rodrigo D’alonso Ferreira (SC); Helton Nunes (SC) eAlex dos Santos (SC)