Tentativa de Fraude

Gabigol é suspenso do futebol por dois Anos: Entenda o caso

Atacante do Flamengo recebe veredito sobre fraude em exame antidoping e é punido com suspensão

Gabigol, do Flamengo - (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Gabigol, do Flamengo - (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O atacante do Flamengo, Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, teve seu julgamento concluído pela Justiça Desportiva Antidopagem, resultando em uma suspensão de dois anos de suas atividades no futebol.

A decisão ocorreu após acusações de fraude no exame antidoping, cuja infração é regulada pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

O que você precisa saber

  • Gabigol é suspenso por dois anos devido a fraude em exame antidoping.
  • Jogador pode recorrer da decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
  • Equipe jurídica de Gabigol busca reversão da pena ou efeito suspensivo durante recurso.

Decisão Desfavorável e Recurso Possível

Gabigol foi considerado culpado por infração ao artigo 122, recebendo a pena máxima de dois anos de suspensão das atividades futebolísticas. O jogador ainda possui a opção de recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), porém, caso opte pelo recurso, estará sujeito a absolvição ou à confirmação da pena máxima.

Detalhes do Julgamento e Representação Jurídica

A sessão de julgamento, que durou pouco mais de duas horas, encerrou com o placar de 5 a 4 a favor da suspensão de Gabigol. O atleta foi representado pela equipe do advogado Bichara Neto, reconhecido por casos similares, e teve a defesa reforçada pelo vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee.

Contexto do Caso e Posicionamento do Atleta

A acusação de fraude no exame antidoping remonta a abril de 2023, em um contexto de teste surpresa realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Gabigol e sua equipe contestaram as alegações, destacando que o exame deu negativo e negando qualquer tentativa de fraude por parte do jogador.

O desfecho desse caso levanta debates sobre integridade no esporte e as consequências para atletas envolvidos em casos de doping.