Brasil 2027

Brasil sediará Copa do Mundo Feminina 2027

Eleição da Fifa confirma Brasil como sede da próxima Copa do Mundo Feminina.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, discursa após Brasil ser escolhido sede da Copa do Mundo feminina de 2027. (Foto: Reprodução)
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, discursa após Brasil ser escolhido sede da Copa do Mundo feminina de 2027. (Foto: Reprodução)

Bangcoc – O Brasil foi escolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. A eleição ocorreu nesta sexta-feira (17) durante o 74º Congresso da Fifa na Tailândia, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda.

O que você precisa saber:

  • Escolha da Sede: Brasil venceu com 119 votos contra 78 da candidatura europeia.
  • Avaliação Técnica: Proposta brasileira recebeu nota 4 de 5, enquanto a candidatura europeia obteve 3,7.
  • Datas do Evento: A Copa será disputada entre 24 de junho e 25 de julho de 2027.
  • Estádios: Dez dos 12 estádios do Mundial masculino de 2014 serão utilizados.

Decisão da Fifa

A escolha do Brasil como sede foi feita após uma disputa acirrada com uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. A candidatura brasileira foi avaliada como a mais forte pela equipe técnica da Fifa, que realizou vistorias em fevereiro. O relatório destacou os estádios e o apoio do Governo Federal.

Impacto no Futebol Feminino

“Essa decisão da Fifa terá um grande impacto positivo no futebol feminino brasileiro e na vida de milhões de mulheres do Brasil”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. A vitória foi comemorada também por ex-jogadoras e integrantes da comitiva brasileira presente em Bangcoc.

Preparativos para o Evento

A Copa do Mundo Feminina de 2027 utilizará dez estádios do Mundial masculino de 2014. O Maracanã, no Rio de Janeiro, será o palco da abertura e da final. Outros estádios incluem a Neo Química Arena, em São Paulo, e o Mané Garrincha, em Brasília.

Histórico e Expectativas

O Brasil é um dos únicos países a participar de todas as edições da Copa do Mundo Feminina. A seleção busca seu primeiro título mundial, tendo sido vice-campeã em 2007. A atacante Marta é a maior goleadora da história das Copas, com 17 gols.