Sem Jabá

Jornalista da Globo no Rio de Janeiro é repreendida por promover banco

Silvana Ramiro recebe advertência por publicação relacionada a banco

Silvana Ramiro - Foto: Reprodução
Silvana Ramiro - Foto: Reprodução

A jornalista Silvana Ramiro, conhecida por apresentar jornais locais no Rio de Janeiro, foi repreendida pela TV Globo por promover um banco em suas redes sociais. A publicação mostrava uma atividade de treinamento de comunicação para funcionários do Bradesco e resultou em uma advertência da emissora, de acordo com a coluna de Lucas Pasin no UOL.

O que você precisa saber

  • Jornalista Silvana Ramiro recebe advertência da TV Globo por promover marca em suas redes sociais
  • Emissora proíbe envolvimento profissional de jornalistas com outras marcas

Restrições da TV Globo e Resposta da Emissora

A TV Globo tem uma política rigorosa que proíbe jornalistas contratados de se envolverem de qualquer forma profissional com outras marcas. Diante da publicação de Silvana, a emissora orientou que a apresentadora excluísse a postagem de suas redes sociais, enfatizando a importância do cumprimento dessa regra.

Em resposta, a emissora afirmou: “A Globo não comenta casos específicos, mas enfatiza que nossos jornalistas não devem ter envolvimento com marcas. Podemos adiantar que o caso já foi analisado internamente e o post foi retirado do ar”.

Advertências Anteriores e Contexto Salarial

Essa não é a primeira vez que Silvana recebe advertência por práticas semelhantes. Outros colegas da emissora, como Flávio Fachel, Ana Luiza Guimarães, Rodrigo Bocardi e Mônica Waldvogel, também já foram repreendidos por motivos similares.

Além disso, jornalistas da TV Globo têm manifestado a necessidade de trabalhos extras devido à política de salários baixos da emissora, destacando que alguns profissionais costumam receber entre R$ 15 mil e R$ 50 mil para treinamentos de comunicação, atuando como mestres de cerimônia ou palestrantes em empresas.

A advertência recebida por Silvana Ramiro destaca a importância das diretrizes éticas e profissionas da TV Globo, bem como as tensões em torno das práticas de promoção de marcas por parte dos jornalistas.