Homenagem

Alceu Valença é homenageado no Sem Censura

Icônico artista pernambucano estará presente na bancada do programa

Antônio Melcop Alceu Valença é o homenageado do Sem Censura
Antônio Melcop Alceu Valença é o homenageado do Sem Censura

Sem Censura que a TV Brasil exibe ao vivo nesta sexta-feira, às 16h, presta uma homenagem ao cantor e compositor Alceu Valença. Além do icônico artista, a apresentadora Cissa Guimarães recebe outros convidados para reverenciar a obra do grande músico pernambucano.

Durante o programa, o homenageado canta sucessos e revela momentos de sua trajetória. Criador de clássicos da MPB como “Anunciação”, “La Belle de Jour” e “Tropicana”, Alceu Valença nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do agreste com o sertão. Ao misturar rock com ritmos nordestinos tradicionais, como baião, coco, frevo e toada, Alceu se destaca por sua inventividade.

Nesta edição temática do Sem Censura, a anfitriã Cissa Guimarães conversa também com o músico e jornalista Julio Moura, autor do livro “Pelas Ruas que Andei: uma biografia de Alceu Valença”. Fruto de uma pesquisa minuciosa realizada por mais de uma década, a obra remonta a carreira de um dos mais importantes cancionistas do Brasil com a análise de capas de discos, músicas, letras, vídeos, shows e turnês.

Também participa do programa desta sexta a documentarista Paola Vieira, que dirigiu o filme “Alceu Valença na embolada do tempo”. No filme, a obra e reflexões do artista são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens.

Ainda estarão na bancada o poeta e repentista pernambucano Antonio Marinho e o cantor e compositor Romero Ferro, também natural de Pernambuco, que fala da influência de Alceu sobre artistas da nova geração.

A debatedora desta edição é a jornalista especializada em música Fabiane Pereira.

Sobre o programa

Clássico da televisão brasileira, o Sem Censura reestreou na grade do canal público em fevereiro. Agora sob apresentação de Cissa Guimarães, o programa tem novos quadros, debatedores, entrevistas e atrações musicais. A roda de conversa entra na programação da TV Brasil de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 16h às 18h.

Mesmo em novo formato, o Sem Censura continua com pontos clássicos do programa, como a bancada redonda com a apresentadora ao centro, mas de forma repaginada. A trilha sonora que marcou as tardes da televisão brasileira ganha um ritmo mais popular. A identidade visual também foi reformulada, com elementos mais jovens e conectados ao universo digital.

Com direção geral de Bruno Barros, que também já esteve na apresentação do Sem Censura em outras temporadas, o programa retoma a vocação de ser um espaço de divulgação da produção cultural brasileira e referência para novos artistas.

O Sem Censura tem exibição simultânea pelo YouTube da emissora (youtube.com/tvbrasil ) e pelo aplicativo TV Brasil Play (http://tvbrasilplay.com.br). O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

A interatividade está presente com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, das 16h às 18h, na TV Brasil

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br