Estreia

Rainhas do Riso: espetáculo gratuito para todas as idades chega em Visconde de Mauá

A entrada é franca

Lilian Moraes - Projeto As Rainhas do Riso - Foto Vanessa Ataliba
Lilian Moraes - Projeto As Rainhas do Riso - Foto Vanessa Ataliba

Um dia repleto de apresentações de palhaças. Essa é a proposta de “As Rainhas do Riso”, mais novo projeto da Circo do Rio Produções Artísticas, que reúne a apresentação do espetáculo “As Rainhas do Riso” e do “Cabaré das Rainhas”. A estreia do projeto será em Visconde de Mauá no próximo dia 20 de abril às 15h no Cirkuá (Estrada Visconde de Mauá / Rio Preto km 6,5 nº 133, em frente ao Mauá Brasil). A entrada é franca.

Na abertura do projeto, o público poderá conferir o espetáculo circense “As Rainhas do Riso”, com números de palhaçaria, malabarismo, equilibrismo e mágica apresentado pelas artistas Lilian Moraes (Palhaça Currupita), Glaucy Fragoso (Palhaça Chica) e Analu Faria (Palhaça Pinduca), que desenvolvem trabalho de pesquisa continuada sobre a arte da palhaça e do circo. O espetáculo é voltado para o público de todas as idades e se propõe a falar de forma lúdica e poética sobre diversos assuntos que fazem parte do universo feminino.

 “As Rainhas do Riso” foi criado em 2016 e já foi apresentado em diversas ruas e praças de várias cidades do Brasil. A sua dramaturgia está focada no encontro de três mulheres que escolheram o ofício para tornar evidente a força da comicidade feminina e oferecem o dia a dia de uma “mulher palhaça” com seus afazeres domésticos, desde uma aula de ginástica matinal até receitas culinárias hilariantes, as exigências estéticas da mulher moderna e a batalha no campo profissional.

Já às 16h acontece o “Cabaré das Rainhas” trazendo os números cômicos “A Mala”, com Anaura Sales Baptista (Lady Clé) numa performance que faz pensar, de forma lúdica, sobre os pesos e correrias da vida; “Pudim Fazendo Doce”, com Clô Harris (Palhaça Pudim) em um número de palhaçaria que traz à vida o amor e a doçura de Pudim para destacar a delícia que é a diversidade humana; “OROBORO”com Lúcia Barros (Palhaça Gelsomina), que nos leva para um passeio tão leve quanto profundo no ciclo da vida; e “Piano Bar”, com Márcia Venina (Palhaça Sebastiana), que promove uma mistura de humor, música e interação com o público, apresentando um show de excentricidade musical. 

Logo após os espetáculos, as artistas realizam um bate papo com o público para falar sobre os modos de criação e produção de números e espetáculos de palhaças. O projeto conta com tradução simultânea em libras, audiodescrição e assessoria de acessibilidade e inclusão do público neurodivergente.

Estamos muito entusiasmadas em levar o projeto “As Rainhas do Riso” para Visconde de Mauá. Será uma oportunidade única de celebrar a diversidade e o talento das mulheres no circo e de compartilhar mensagens poderosas e inspiradoras através da arte circense”, diz Lilian Moraes, diretora artística do espetáculo. Na próxima semana o projeto será apresentado nas cidades de Sana / Macaé (27/04) e Petrópolis (28/04), também com entrada franca.

O projeto “As Rainhas do Riso” foi idealizado pela atriz, palhaça e produtora cultural Lilian Moraes e contemplado pelo EDITAL DE APOIO AO CIRCO, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC RJ.

Serviço:

Projeto “As Rainhas do Riso” reúne espetáculo e números de palhaçaria para abordar diversos assuntos que fazem parte do universo feminino

Data: sábado 20/04

Espetáculo As Rainhas do Riso – 15h

Cabaré das Rainhas – 16h

Local: Cirkuá (Estrada Visconde de Mauá / Rio Preto km 6,5 nº 133, em frente ao Mauá Brasil).

ENTRADA FRANCA

SINOPSE DOS ESPETÁCULOS

“As Rainhas do Riso” é um espetáculo circense com números de palhaçaria, malabarismo, equilibrismo e mágica apresentado pelas artistas Lilian Moraes (Palhaça Currupita), Glaucy Fragoso (Palhaça Chica) e Analu Faria (Palhaça Pinduca), que desenvolvem trabalho de pesquisa continuada sobre a arte da palhaça e do circo. Utilizando a figura da palhaça como ferramenta de linguagem, o espetáculo é voltado para o público de todas as idades e se propõe a falar de forma lúdica e poética sobre diversos assuntos que fazem parte do universo feminino.

O espetáculo foi criado em 2016 e já foi apresentado em diversas ruas e praças de várias cidades do Brasil. A sua dramaturgia está focada no encontro de três mulheres que escolherem o ofício da palhaça para tornar evidente a força da comicidade feminina e oferecem o dia a dia de uma “mulher palhaça” com seus afazeres domésticos, desde uma aula de ginástica matinal até receitas culinárias hilariantes, as exigências estéticas da mulher moderna e a batalha no campo profissional.

Classificação Etária: Livre

Duração: 60 minutos

SINOPSE DO “CABARÉ DAS RAINHAS”

“A Mala” com Anaura Sales Baptista (Lady Clé).

“A Mala” é uma performance que faz pensar, de forma lúdica, sobre os pesos e correrias da vida. Lady Clé procura por sua própria vida na mala, revivendo momentos, desde a infância à vida adulta. O peso que ela sente da vida, e que carrega na sua mala, vai ficando mais leve conforme ela se confronta com sua própria existência.

Anaura Sales é professora, contadora de histórias e atriz.

“Pudim Fazendo Doce” com Clô Harris (Palhaça Pudim).

Prepare-se para uma aventura emocionante na cozinha com “Pudim Fazendo Doce”, um número de palhaçaria que traz à vida o amor e a doçura de Pudim por gente de todas as formas e feitios, onde compartilha histórias encantadoras, destacando a delícia que é a diversidade humana. No entanto, quando chega a hora de fazer o doce, Pudim se depara com algumas dificuldades únicas.

“OROBORO” com Lúcia Barros (Palhaça Gelsomina).

Cheia de graça, a palhaça Gel nos leva para um passeio tão leve quanto profundo no ciclo da vida. 

O público é convidado a rir e quem sabe até chorar, junto com a Gel que vai se deparando com os dramas e comédias de cada fase da vida. 

Lucia Barros é bailarina, terapeuta corporal, parteira, mãe de quatro mulheres, avó de onze netos e palhaça.

“Piano Bar” com Márcia Venina (Palhaça Sebastiana).

Com uma mistura de humor, música e interação com o público, Sebastiana promete aos espectadores um show de excentricidade musical.  A palhaça inicia se preparando para seu tão esperado “Concerto”. Porém, como era de se esperar, são muitas as atrapalhadas com o Piano Bar, seu instrumento musical excêntrico feito de garrafas de vidro.  A cada ação, a cada nota, Sebastiana conquista a plateia levando-a a muitas gargalhadas. O ponto alto da apresentação culmina com a execução de uma música em seu excêntrico instrumento musical.

Márcia Venina é atriz, artesã, mãe de três mulheres, avó de quatro netas e palhaça