Jacarépagua

Peça teatral “Assopra” provoca risos e reflexões sobre os desafios de ser artista

Em comemoração aos 25 anos de carreira, Simone Kalil traz ao palco histórias hilárias e peculiares para refletir sobre sua carreira artística

Peça teatral “Assopra” provoca risos e reflexões sobre os desafios de ser artista
Simone Kalil - Foto: Victor Noronha

Dez anos após o sucesso de “Morde!”, a atriz Simone Kalil retorna aos palcos para celebrar 25 anos de carreira com a peça “Assopra”, uma comédia dramática que traz à tona divertidas histórias, micos e gafes, provocando risadas e reflexões sobre a vida e os desafios da profissão de artista no Brasil. O espetáculo estreia no sábado (2), às 20h, e segue com apresentações aos sábados, às 20h, e domingos, às 18h, até o dia 10, no Sesi Jacarepaguá.

“Assopra” não apenas continua o legado do trabalho anterior, mas também traz uma nova perspectiva, celebrando um importante marco na carreira de Simone Kalil. “A peça ‘Morde!’ era sobre essa energia de ‘morder’ a vida com vigor, e agora, em ‘Assopra’, eu trago o mesmo estilo de humor em um monólogo repleto de histórias pessoais e situações inusitadas vividas durante minha trajetória”, conta a atriz.

Simone Kalil é conhecida por sua capacidade de transformar observações cotidianas em cenas memoráveis, capturando a essência da vida com um olhar cênico único. “De alguma forma, vejo a vida como uma sequência de cenas. O dia a dia está repleto de momentos hilários, embaraçosos e até surreais, que para mim, são pura inspiração. É esse tipo de obra autoral que me agrada. Eu acho que é muito orgânico quando a gente fala das nossas próprias vivências”, comenta Simone.

Além de trazer reflexões cotidianas, “Assopra” também expressa os desafios da profissão de artista no Brasil. Simone chega a fazer referência a um texto do escritor e dramaturgo Arthur Azevedo, de 1879, que já questionava as dificuldades enfrentadas pelos artistas. Esta escolha dramatúrgica revela uma realidade atemporal, destacando como, desde o século XIX até os dias atuais, pouco se avançou na valorização e nas condições de trabalho dos artistas. “A peça traz muito essa reflexão. Comemorar 25 anos, mas que comemoração é essa? O que nos faz questionar o verdadeiro valor e as complexidades inerentes à vida artística no país”, ela reflete.

Mas é com bom humor que Kalil decide provocar reflexões sobre sua profissão. Afinal, um dos pilares da comédia de Kalil é a capacidade de rir de si mesmo, uma abordagem que ela acredita ser fundamental para enfrentar as adversidades da vida. “Rir das próprias situações constrangedoras ou das adversidades é uma forma de cura e de levar a vida com mais leveza”, afirma a atriz.

SERVIÇO Data: 2 a 10 de março (aos sábados e domingos) Horário: 20h (sábados), 18h (domingos)

Endereço: Teatro Firjan SESI Jacarepaguá (Avenida Geremário Dantas, 940, Rio de Janeiro) Ingresso:  R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)

Link para adquirir o ingresso: https://bileto.sympla.com.br/event/90712/d/238131

Classificação: Livre

Duração: 60min

FICHA TÉCNICA

Texto e atuação: Simone Kalil

Direção e cenografia: Aldebarã Bastos

Figurino: Beto Brandão

Iluminação: Hugo Tolipan

Identidade Visual: Fabrício Bittencourt

Operação de som: Mardoni Muros

Produção: Mabruk Produção Cultural e Artística