Única Apresentação

Instituto Cervantes, em Botafogo, recebe a peça "Língua Mãe"

Texto do premiado escritor espanhol Juan José Millás será interpretado por Monica Biel, em única apresentação no dia 19 de abril, no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro

Peça com direção de André Paes Leme em única apresentação no Instituto Cervantes, em Botafogo, no dia 19/4
A Língua Mãe - Foto Nil Canine

Dirigida por André Paes Leme e interpretada e produzida por Monica Biel, a peça “A Língua Mãe”, que tem texto original de Juan José Millas (vencedor do prêmio Max, do Prêmio Nadal e do Prêmio Max), parte de uma defesa da gramática e da ordem alfabética para conduzir a um questionamento sobre a própria existência e os rumos do ser humano no caos do mundo contemporâneo. Em única apresentação no Rio de Janeiro, o espetáculo será apresentado pela primeira vez em uma instituição espanhola, no Instituto Cervantes, em Botafogo, no dia 19 de abril, às 19h. A entrada é gratuita.

O texto é um convite bem-humorado à reflexão sobre as mudanças provocadas pelas crises da comunicação e da sociedade capitalista nos novos tempos, perguntando de que forma estas mudanças contribuem para esvaziar, enganar, banalizar conceitos e influenciar as vidas de cada indivíduo. A peça aponta para a importância da palavra na manipulação que leva à desinformação e à atual negligência para a qual a sociedade caminha.

Sobre a atriz Monica Biel

Monica Biel cursou em Paris a École de Théâtre, Mime e Mouvement Jacques Lecoq e a escola de Philippe Gaulier. Trabalhou com diversos diretores e integrou a equipe do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, sob a direção de Aderbal Freire-Filho, no qual atuou em vários espetáculos. Sob a direção de Moacir Chaves, atuou em O Caixeiro da TavernaA Resistível Ascensão de Arturo UiViver!FaustoA Violência da CidadeO Retorno ao Deserto, 2.500 por HoraImagina esse Palco que se Mexe e O Menino é Pai do Homem. Desde 1990 desenvolve, com a atriz Ana Barroso, um premiado trabalho dirigido ao público infantil.

Sobre o diretor André Paes Leme

André Paes Leme é doutor em Estudos Artísticos pela Universidade de Lisboa e graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO, onde leciona no Departamento de Direção. Seus trabalhos obtiveram diversos prêmios e indicações, entre eles, Shell, Cesgranrio, APTR e APCA. Como encenador, já realizou dezenas de espetáculos, entre peças de teatro, óperas e concertos musicais.

Merecem destaque as encenações: Alcassino e NicoletaHamelinForrobodóGrande OtheloPequenos trabalhos para velhos palhaçosA hora e vez de Augusto MatragaEngraçadinha, AgostoA hora da estrela e Viva o Povo Brasileiro.

Ficha Técnica

Obra: La Lengua Madre/A Língua Mãe

Autor: Juan José Millás

Diretor: André Paes Leme

Interpretação: Monica Biel

Música: Marcelo H

Ano de estreia: 2024

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Serviço

“A Língua Mãe”Data

Dia 19 de abril de 2024, das 19h às 20h

Entrada gratuita no local (sujeita a lotação)

Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro( sala multiuso, no 1º piso)
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62, térreo