Só Dueto Bom

Primeiro dia do Universo Spanta 2024 foi de grandes encontros musicais

Marina Sena e Juliette, Simone com Maria Gadú, Adriana Calcanhotto e Rubel e Rebecca com Pabllo Vittar brilharam no Festival

megaloterias
Universo Spanta
Universo Spanta

Na primeira noite aberta ao público do Universo Spanta 2024, maior festival de música brasileira do país, na Marina da Glória, subiram ao palco nomes da nova cena musical brasileira, artistas consagrados e participações musicais memoráveis. Quem abriu os trabalhos no palco Guanabara foi a cantora Marina Sena com um show que fez todo o público dançar. A artista recebeu Juliette com quem cantou entre outros sucessos “Quase Não Namoro”, música que gravaram juntas. Em seguida, foi a vez da cantora Simone apresentar o espetáculo “Tô Voltando”, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e entoar sucessos como “Cigarra” e “Desesperar Jamais”. O ponto alto do show foi o encontro inédito da artista com a cantora Maria Gadú. Juntas cantaram “Shimbalaiê”, “Iolanda”, “Odara”, entre outras músicas. Encerrando a noite, foi a vez do funk de Rebecca, com direito à performance de pole dance e participação especial de Pabllo Vittar. No Palco Lapa, a abertura ficou por conta da Sambay, primeira roda de samba LGBTQIA+. Logo depois foi a vez do pop cheio de rebolado de Thiago Pantaleão, e do show de Adriana Calcanhoto que recebeu o cantor Rubel. Fechando os trabalhos, Johnny Hooker subiu ao palco com sua apresentação  irreverente. 

Neste sábado, 6 de janeiro, a diversidade de gêneros musicais toma conta do festival: o funk carioca de Dennis DJ, o multi-instrumentista e talento da nova MPB, Silva,  Tiago Iorc, que acaba de ganhar um Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa, e Rachel Reis, com sua mescla de MPB e pagode baiano. O samba carioca se faz presente com Xande de Pilares, e a música  sertaneja fica a cargo da mais nova revelação feminina, Lauana Prado. Para completar a escalação da noite, tem show do baiano Carlinhos Brown com participação super especial do parceiro e ex-Titãs, Arnaldo Antunes, que junto com ele lançou há 20 anos o projeto Tribalistas.

E tem muito mais…

A segunda semana do Universo Spanta começa na sexta, dia 12 de janeiro, com o som na potência máxima do reggae da banda BaianaSystem, que terá a participação da baiana Larissa Luz e do carioca BNegão. Já o Nação Zumbi convida a cantora Tulipa Ruiz, enquanto o trio Gilsons recebe o paraibano Chico César. Ainda na mesma noite, o reggae do Maneva traz Gabriel Elias e a cantora Ana Cañas apresenta o show com as canções do eterno Belchior. O rap marca presença com a galera do Ponto de Equilíbrio, que recebe o 3030

No dia seguinte, sábado, 13 de janeiro, o Universo Spanta traz um clima de total revival. O público presente vai  assistir ao primeiro show da banda de pagode SPC com participação de Alexandre Pires. O clima do tradicional carnaval baiano vai tomar conta da Marina da Glória com a apresentação de Bell Marques, e vai ter sertanejo raiz com a dupla César Menotti e Fabiano, além de pop romântico com Maurício Manieri. A noite também terá o funk carioca com Buchecha e  o batidão dos Paredões: A Cuca, Furacão 2000 e O Chatubão. 

Na terceira semana, a programação do Universo Spanta 2024 continua apostando na mistura de ritmos e gerações. Na sexta, 19 de janeiro, a batida do bloco afro Olodum terá a participação de Margareth Menezes. Do Nordeste, vem o som de Elba Ramalho com o parceiro de vida Geraldo Azevedo, e um dos artistas mais consagrados da Música Popular Brasileira, João Bosco, convida a revelação baiana Xênia França, outra artista da programação que acaba de ganhar um Grammy Latino de melhor álbum pop. O show do paulista Criolo traz a sambista carioca Teresa Cristina como convidada. E dois grupos que fazem parte da história da MPB foram escalados: o soul da Black Rio com Luciana Mello e Negra Li e o rock pop alternativo da Cor do Som,  com a participação de Bebel Gilberto.

No sábado, 20 de janeiro, sobem aos palcos do festival artistas que foram sucesso nos anos 90: a rainha Xuxa, com um show repleto de hits como “Lua de Cristal”, “Tindolelê” e “Doce Mel”, a turma do É O Tchan, que completa 30 anos de sucesso, e o grupo vocal Fat Family. A estrela pop Gloria Groove também promete colocar o público todo para dançar. Completa a escalação a revelação Yago Oproprio Abayomi com a participação de MC Tha.

No último fim de semana, o festival Universo Spanta traz um time de primeira em suas especialidades. No sábado, 27 de janeiro, tem a dupla sertaneja Jorge e Mateus, a banda de pagode Raça Negra e o piseiro misturado com forró de João Gomes. Da novíssima geração, tem samba com  Marvvila, e muito trap com Teto, Wiu e Vulgo FK.

E, encerrando a edição 2024, uma programação dominical, no dia 28 de janeiro, traz o cantor Belo, o sambista Martinho da Vila, que irá apresentar o espetáculo “Canta, Canta, Minha Gente”, com sucessos como ‘Disritmia’ e ‘Ex-Amor, e Benito di Paula. Além de uma grande homenagem à Lapa, com o musical ‘Lapada’, que reúne artistas que fazem parte da cena cultural do bairro do Centro do Rio, como os cantores Moysés Marques, Áurea Martins, Luiza Dionísio e Marcos Sacramento, e os instrumentistas Bebê Kramer, Gabriel Grossi e Esguleba, com repertório e arranjos de Edu Neves

Pré-Carnaval

Em 2024, o Universo Spanta ganha uma passarela de cortejos onde vão acontecer, no intervalo dos shows, desfiles do bloco Spanta Neném, de onde surgiu o festival, e que há mais de 20 anos integra a agenda da folia carioca, e de grandes escolas de samba do Grupo Especial, com suas baterias, passistas, mestre sala e porta-bandeiras e intérpretes. A Imperatriz Leopoldinense, campeã do carnaval carioca, se apresenta no dia 4 de janeiro. Do bairro de Madureira, a Portela estará no festival no dia 6 de janeiro e a Estação Primeira de Mangueira, no dia 13 de janeiro. Direto da Baixada Fluminense, a Beija-Flor se apresenta no dia 19 e a Grande Rio, dia 27. Já o Salgueiro encerra o evento no dia 28.

Homenageado

O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, é a personalidade musical escolhida para ser o grande homenageado da edição 2024 do Universo Spanta. A escolha acontece no ano que se completam 35 anos da morte do artista, e vai contar com show especial e uma instalação, além de outras ações em homenagem ao cantor e à cultura nordestina. A ideia é que o público mergulhe em um dos mais importantes capítulos da história da música brasileira através da obra de Gonzagão. Na direção musical e líder da homenagem um expert foi escolhido: o cantor, compositor e pesquisador Daniel Gonzaga, neto do artista e filho de Gonzaguinha.

Voa Sabiá

A edição de 2024 do festival Universo Spanta traz o Voa Sabiá, competição musical de âmbito nacional que vai revelar jovens talentos da música brasileira. O projeto, que conta com o patrocínio da Petrobras, terá formato híbrido, presencial e digital, é voltado para pessoas entre 18 e 25 anos de idade de qualquer região do país. O primeiro colocado ganha a gravação de um videoclipe, consultoria de carreira durante 1 ano, além de um cachê no valor de R$50.000,00 para participação do Universo Spanta 2025.

“Participar da renovação da música brasileira é uma das funções do Universo Spanta. Por isso, criamos o Voa Sabiá, nosso concurso de jovens talentos. Etapas online, para que mais pessoas possam ter acesso, videoclipe e prêmios em dinheiro para ajudar a alavancar a carreira, e as últimas etapas na Marina da Glória oferecendo um grande palco para os finalistas”, explica Max Viana, que preside a comissão técnica.

A fase final do Voa Sabiá acontece ao longo de três dias do festival, com apresentações dos 8 competidores no Palco Lapa: dia 12 de janeiro (quartas de final – 8 competidores), dia 19 de janeiro (semifinal – 4 competidores) e 27 de janeiro (final – 2 competidores). O público poderá votar nas apresentações, apoiando seu(s) artista(s) preferido (s).

Mais 55

Na última semana do Universo Spanta 2024, acontece a primeira edição da Mais55, feira que vai reunir diversos profissionais da indústria musical brasileira. O evento tem como proposta debater o mercado e refletir sobre a promoção da música nacional nos mercados interno e externo. A feira, que conta com o patrocínio master da Petrobras, vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de janeiro e contará com painéis sobre Funk, Bossa Nova, Sertanejo, ferramentas de promoção de música, direito autoral, entre outros. 

No encerramento de cada dia de debates, estão programados shows memoráveis, com destaque para a apresentação do compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro, Hermeto Paschoal, e uma homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, personalidade musical do festival em 2024, ano que completam 35 anos de sua morte, que será capitaneada pelo seu neto, o cantor e compositor Daniel Gonzaga. 

Sobre a Petrobras

É com grande satisfação que a partir de agora o Universo Spanta conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, uma iniciativa histórica que vem promovendo o desenvolvimento cultural do Brasil há décadas. Por meio do incentivo a diversas iniciativas, como o Festival Universo Spanta, a Petrobras traz a certeza de que a cultura é uma importante energia que movimenta a sociedade. A empresa acredita que a criatividade e a inspiração são combustíveis poderosos para estimular o crescimento e promover mudanças significativas na sociedade. Através do Programa Petrobras Cultural, a companhia tem sido um apoio fundamental à cultura brasileira, atuando como um agente transformador e impulsionador do desenvolvimento por mais de 20 anos em todas as esferas da arte e da cultura no Brasil.

Serviço

Universo Spanta 2024

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)

Tipos de Ingressos: Individual 

  • Passaporte* para todas as sextas
  • Passaporte* para todos os sábados, 
  • Meia Solidária*, Meia-Entrada** e Inteira.

Para comprar clique aqui

* Com o passaporte, o público tem a possibilidade de comprar ingressos para todas as sextas-feiras (3 datas) ou para todos os sábados (4 datas) com um preço promocional.

Programação:

Primeiro fim de semana

Sábado – Dia 6 de janeiro – Abertura dos portões 16h

Palco Guanabara – A partir das 19h10 Dennis DJ, Silva, Carlinhos Brown Part. Arnaldo Antunes

Palco Lapa – A partir das 17h Santa Fanfarra, Rachel Reis, Tiago Iorc, Xande De Pilares E

Lauana Prado

Passarela dos cortejos – Desfile no intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Bloco Spanta Neném, Portela e Bloco Spanta Neném

Segundo fim de semana

Sexta – Dia 12 de janeiro – Abertura dos portões 18h 

Palco Guanabara – A partir das 21h10 Gilsons Part. Chico César, Maneva  Part. Gabriel Elias, BaianaSystem Part. Bnegão E Larissa Luz

Palco Lapa – A Partir das 19h – voa Sabiá, Ana Cañas, Ponto De Equilíbrio Part. 3030, Nação Zumbi Part. Tulipa Ruiz E Dj

Sábado – Dia 13 janeiro – Abertura dos portões 16h

Palco Guanabara – A partir das 19h10  – César Menotti E Fabiano, Spc, Bell Marques

Palco Lapa – A partir das 16h – Dj, Santa Fanfarra, Maurício Manieri, Buchecha

Espaço Corcovado –  A partir das 20h50 – Paredões 1 – A Cuca, Paredões 2- Furacão 2000, 

Paredões 3 – O Chatubão

Passarela dos cortejos – Desfile no intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Bloco Spanta Neném, Mangueira e Bloco Spanta Neném

Terceiro fim de semana

Sexta – Dia 19 de janeiro – Abertura dos portões 18h

Palco Guanabara – A partir das 21h30 – Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Criolo  part. De Teresa Cristina, Olodum Part. Margareth Menezes

Palco Lapa – A partir das 19h00 – Voa Sabiá, A Cor do Som Part. Bebel Gilberto, João Bosco part. Xênia França,  Banda Black Rio part. de Luciana Mello e Negra Li

Sábado – Dia 20 de janeiro – a partir das 16h

Palco Guanabara – A partir das 19h00 – É O Tchan, Xuxa, Gloria Groove

Palco Lapa – A partir das 16h – DJ, Santa Fanfarra, Abayomi Part. Mc Tha, Yago Oproprio, Fat Family, DD

Espaço Corcovado –  A partir das 20h40 – Roda de Samba

Passarela dos cortejos – Desfile no intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Bloco Spanta Neném, Beija Flor e Bloco Spanta Neném

Quarto fim de semana

Sábado – Dia 27 de janeiro – a partir das 16h

Palco Guanabara – A partir das 19h10 – João Gomes, Jorge e Mateus, Raça Negra

Palco Lapa – A partir das 16h – DJ, Marvvila, Vulgo Fk, Wiu, Teto

Espaço Corcovado –  A partir das 20h40 – Roda de Samba

Passarela dos cortejos – Desfile nos intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Bloco Spanta Neném, Grande Rio e Bloco Spanta Neném

Domingo – Dia 28 de janeiro – a partir das 16h

Palco Guanabara – A partir das 20h – Martinho Da Vila, Belo, Universo Yolo

Palco Lapa – A partir das 18h – Lapada,  Benito Di Paula

Espaço Corcovado –  A partir das 16h30 – Favela Movimenta com a participação de Thiago Martins

Passarela dos cortejos – Desfile nos intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Salgueiro.

megaloterias
megaloterias