Arte e Inspiração

Mário Barila retrata as belezas naturais do Rio de Janeiro reverenciadas pela bailarina Laís Bueno

Venda de imagens do fotógrafo e ambientalista serão revertidas para o seu Projeto Água Vida em prol das causas socioambientais

Novo ensaio de Mário Barila retrata as belezas naturais do Rio de Janeiro reverenciadas pela bailarina Laís Bueno
Foto: Mario Barila

O fotógrafo e ambientalista, Mário Barila, está lançando o seu mais novo ensaio fotográfico que retrata a arte e vida integrada com a beleza do Rio de Janeiro, para financiar as causas socioambientais do Projeto Água Vida na região.

Novo ensaio de Mário Barila retrata as belezas naturais do Rio de Janeiro reverenciadas pela bailarina Laís Bueno
Foto: Mario Barila

Produzido durante a sua breve passagem na capital fluminense, o novo acervo de Barila traz fotos que fazem reverência às belezas do Rio de Janeiro através do balé. Barila retrata as paisagens deslumbrantes da Praia Vermelha e do Pão de Açúcar, servindo de cenário e inspiração para a bailarina Laís Bueno, professora da tradicional escola Ballet Sandra Castro de Copacabana. Com a leveza e movimentos graciosos de uma bailarina, Laís faz uma verdadeira declaração de amor às belezas do Rio, saudando o mar, a praia paradisíaca e o sol se pondo no final da tarde.

As novas fotos complementam a coleção de fotos do Rio de Janeiro do Projeto Água Vida, que inclui retratos das principais atrações da cidade, como o Corcovado, o Cristo Redentor, Jardim Botânico e praias badaladas com futebol de areia, voos de parapente, surfistas e até uma bailarina que dança em meio ao público que contempla o mar ao entardecer.

“Esta é mais uma etapa do Projeto Água Vida no Rio de Janeiro e que vai ajudar a prosseguir com uma série de pequenas iniciativas, mas importantes para a preservação e restauração do bioma local e das comunidades que vivem nela”, afirma Barila. Com a venda das fotos, o Projeto Água Vida já financiou diversas ações no estado, como doação de mil mudas de árvores para recuperar áreas desmatadas dos morros da Paisagem Carioca, que engloba o Morro do Leme, dos Urubus, da Babilônia e São João. E outras mil mudas foram destinadas ao reflorestamento das áreas degradadas dos morros do Niterói, para evitar deslizamentos de terra na época de chuva.

Novo ensaio de Mário Barila retrata as belezas naturais do Rio de Janeiro reverenciadas pela bailarina Laís Bueno
Foto: Mario Barila

Com recente reconhecimento da Unesco, como Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria Paisagem Cultural, essas áreas da Paisagem Carioca necessitam de maior proteção ambiental e paisagística.

Sobre Projeto Água Vida

Criado em 2014 pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, a iniciativa tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação e educação ambiental, além de resgate de cidadania, destacando a importância vital da água para a vida do planeta. As ações são financiadas com a venda de suas fotos e doações de parceiros.

Ao longo dos 10 anos, o Projeto Água Vida apoia causas relevantes promovidas por Ongs, instituições e entidades conceituadas, como o reflorestamento das áreas desmatadas Mariana e Brumadinho (MG), região amazônica do Pará, Fernando de Noronha (PE), Ilha do Mel e Niterói (RJ) e, mais recentemente, na Área de Proteção Ambiental do Sauim-de-Coleira, em Manaus (AM) e Lagoa Mundaú, em Maceió (AL).

Economista de profissão, Mário Barila começou a se dedicar à fotografia, sua paixão desde adolescência, ao se aposentar. Se especializou na arte da fotografia com o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, famoso por retratar a fauna e flora brasileira.

Sensibilizado com pessoas em situação de extrema pobreza e as questões ambientais encontradas em suas viagens pelo Brasil e exterior, Barila resolveu usar a arte da fotografia para apoiar as causas socioambientais. É através de sua câmera que ele registra fotos da natureza ameaçada pelo homem, espécies em extinção, a realidade das comunidades locais, assim como a luta pela preservação da vida e do planeta. Todas as fotos produzidas são comercializadas para levantar recursos destinados às ações do Projeto Água Vida.

Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Projeto Água Vida e contribuir com as ações de Mário Barila podem acessar o blog do fotógrafo no https://mariobarila.com.br/ ou a página no Instagram/@barila. 

Sobre Laís Bueno

A paixão pela arte sempre moveu Laís Bueno. Com apenas cinco anos, ingressou no Ballet Sandra Castro, em que permanece até hoje como aluna e professora. Como bailarina, se destacou no musical “Vampiros da Meia Noite”. Saiba mais clicando no Instagram/@laliss_bueno.