`Cidade Maravilhosa

Verão no Rio de Janeiro: 5 rotas para pedalar e aproveitar a capital carioca

Com a chegada do verão, época em que o uso da bicicleta compartilhada se torna ainda mais atrativo, a Tembici decidiu listar dicas dos melhores lugares para pedalar e aproveitar o Rio de Janeiro

megaloterias
Verão no Rio de Janeiro: 5 rotas para pedalar e aproveitar a capital carioca
Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – No verão, é comum que as pessoas passem mais tempo fora de casa para aproveitar os dias mais longos, além de se refrescar das altas temperaturas. Neste período, dentre as atividades prediletas do brasileiro está o ciclismo, uma prática que vem sendo impulsionada nas principais cidades do país por meio dos sistemas de bicicletas compartilhadas da  Tembici.

“Em 2023, tivemos uma incrível marca de mais de 50 milhões de quilômetros rodados com as bicicletas compartilhadas da Tembici na capital carioca. E, acreditamos que o modal não apenas oferece uma opção econômica, eficaz e sustentável para diversos trajetos, mas também contribui para a qualidade de vida na cidade, seja para moradores quanto para os turistas que a cidade espera receber neste verão”, afirma, Gabriel Reginato, diretor de negócios e operações da Tembici.

E com a chegada do verão, época em que o uso da bicicleta compartilhada se torna ainda mais atrativo, a Tembici decidiu listar dicas dos melhores lugares para pedalar e aproveitar o Rio de Janeiro nesta estação. Confira:

RIO HISTÓRICO

Que tal explorar os principais pontos culturais da cidade pedalando pelas bicicletas laranjinhas? Inicie seu passeio na Praça XV, repleta de atividades que incluem museus, centros culturais e prédios históricos. A partir dali, continue pedalando em direção ao Boulevard Olímpico, passe pela Cinelândia e percorra a deslumbrante Avenida Rio Branco, uma das vias mais bonitas e emblemáticas de toda a capital. 

Além disso, aproveitando a região central e boêmia, que tal pegar uma delas e passear pela histórica Quinta da Boa Vista? De lá, você pode explorar o gigante Maracanã e as belas ruas arborizadas do bairro Grajaú.

PARQUE DO CANTAGALO

O Parque do Cantagalo é o ponto preferido às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, sendo o local ideal para piqueniques ou simplesmente apreciar o “pôr-do-sol carioca”. Chegar até esse destino é extremamente fácil, uma vez que está cercado por ciclovias frequentadas por praticantes dos mais variados esportes. Você pode explorar essa maravilha pedalando pelas ciclovias que o rodeiam!

ROTA DO QUEBRA MAR

Que a Barra da Tijuca é um dos lugares mais belos da capital fluminense, isso não é segredo para ninguém. No entanto, poucos têm conhecimento de que a região abriga atrações ainda desconhecidas por muitos cariocas, e o Quebra-Mar é um exemplo disso, sendo um local excelente para apreciar a vista do mar na área.

Que tal explorar esse ponto especial de bicicleta? A Barra oferece um circuito encantador, com ciclovias que proporcionam uma experiência única enquanto você pedala e desfruta do visual espetacular do Quebra-Mar.

PRAIA VERMELHA E ENSEADA DE BOTAFOGO

Iniciando o percurso na Mureta da Urca, é possível desfrutar de uma pedalada até a Praia Vermelha pela ciclovia da Avenida Pasteur, rota que se destaca como uma excelente opção de passeio pela região sul da cidade, sendo a escolha perfeita para aqueles que buscam uma pedalada um pouco mais leve, sem abrir mão de uma paisagem digna de tirar o fôlego.

Para quem está próximo da Praia Vermelha, há a oportunidade de explorar um destino menos convencional para turistas. A região oferece fácil acesso até a Marina da Glória, onde os ciclistas podem desfrutar de uma visão panorâmica do centro da cidade. Além disso, este local é o melhor ponto para observar as decolagens dos aviões no Aeroporto Santos Dumont. 

ORLA ZONA SUL

Que tal um passeio de bike pela ciclovia que percorre as praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon? Com estações ao longo de todo o trajeto, você pode aproveitar para relaxar em uma das praias após o pedal ou apreciar o pôr do sol na Pedra do Arpoador. Uma combinação perfeita de exercício, praia e belas vistas!

megaloterias
megaloterias