De Volta

Feira na Rosenbaum retorna ao Rio de Janeiro após quatro anos

Desta vez ocupando o Istituto Europeo di Design, a Feira entra para a rota cultural dos cariocas

Divulgação O público da Feira na Rosenbaum durante uma das edições cariocas do evento
Divulgação O público da Feira na Rosenbaum durante uma das edições cariocas do evento

A Feira na Rosenbaum está de volta à cidade do Rio de Janeiro após um hiato de quatro anos. O retorno marca um momento significativo para a cena cultural e de design da região. O evento está programado para ocupar as instalações do Instituto Europeu di Design, localizado no centro da cidade, entre os dias 11 e 14 de abril. 

Nesta edição, a Feira destaca a participação de notáveis talentos, incluindo Pedro Leal, cujo trabalho excepcional tem conquistado reconhecimento no cenário do design contemporâneo. Além disso, a presença da Bautti Joias promete enriquecer a experiência dos visitantes, apresentando peças de joias colecionáveis, além da Experimental, que explora vertentes não obvias na construção de peças de design, decoração e mobiliário. 

“O Rio de Janeiro, um dos grandes berços da nossa cultura, desempenha um papel vital na preservação e renovação da identidade brasileira. Após quatro anos da última edição e passando por uma pandemia, a Feira na Rosenbaum retorna ao coração da cidade, reafirmando a importância de valorizar os saberes tradicionais. Este espaço não apenas serve como ponto de encontro para artistas e artesãos, mas também como catalisador para a fusão dinâmica entre tradição e inovação. O Rio, resiliente e inspirador, continua a ser um solo fértil para a celebração da Alma Brasileira, e a Feira emerge como um elo essencial na preservação da memória nacional.” Comenta Cris Miranda Rosenbaum, curadora da feira que idealiza ao lado de Marcelo Rosenbaum, co-fundador e conselheiro.

Como parte da programação educacional, a Feira na Rosenbaum traz para esta edição um encontro inédito com designers e artesãos que vai acontecer no primeiro dia do evento e que será mediado pela jornalista Celina Mello Franco, sob o tema “Design vs Artesanato?”, sugerido pelo designer Pedro Galaso. Entre os convidados designers, artesãos e professores, estão: Manuela Almeida e Pedro Leal, Philipe Fonseca e Luciana Duque, Mônica Carvalho e Thomaz Brasil, que irão abordar as histórias e a ancestralidade por trás de diferentes culturas artesãs, debater o papel do design e do artesanato e também o futuro destes dois territórios.

Entre os expositores, artesãos e designers virão de diferentes estados brasileiros, como: Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Pernambuco e Bahia para apresentar diferentes referências e novidades em mobiliários, objetos de design, acessórios e os looks que irão compor essa e a próxima estação.

A Feira na Rosenbaum também reserva espaço para a vertente experimental, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de explorar criações inovadoras e conceitos vanguardistas. Este encontro no Instituto Europeu di Design promete ser um marco no calendário cultural da cidade, reunindo talento, criatividade e uma ampla variedade de expressões artísticas. 

SERVIÇO:  

FEIRA NA ROSENBAUM NO IED RIO 

11 A 14 DE ABRIL | DAS 13H ÀS 20H  

ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN RIO DE JANEIRO| AV. PRES. ANTÔNIO CARLOS, 40 – CENTRO| Rio de Janeiro, RJ 

Entrada gratuita