Filme “Ciclo”, de Ian SBF, estreia no Festival do Rio

Em “Ciclo”, Antônio (Felipe Abib) vive em uma espécie de apartamento bunker. O que era para ser um local temporário até o fim da pandemia acaba se tornando seu lar permanente

Uma pandemia épica assola a humanidade e força pessoas do mundo todo a se isolarem para se protegerem do vírus. Todo mundo conhece muito bem esse roteiro, mas quando a perspectiva de uma cura não chega nunca, os anos de isolamento acabam deteriorando a sanidade dos sobreviventes. Esse é o cenário de “Ciclo”, novo filme de Ian SBF, sócio-fundador do Porta dos Fundos, distribuído pela O2 Play e com produção de PH Souza da Cafeína Produções. A nova ficção científica de Ian estreia no Festival do Rio, que acontecerá entre os dias 06 e 16 de outubro. 

Em “Ciclo”, Antônio (Felipe Abib) vive em uma espécie de apartamento bunker. O que era para ser um local temporário até o fim da pandemia acaba se tornando seu lar permanente. A cada 58 minutos ele deve entrar em uma cabine vedada para que os espaços sejam desinfectados com uma fumaça tóxica capaz de matar qualquer microrganismo que possa ter entrado. O isolamento, a impossibilidade de sair e a alternância de ciclos e mais ciclos de desinfecção vão lentamente deteriorando a sua saúde mental.

O espaço é dividido com outros inquilinos, que são separados por portas vedadas. Eles nunca se tocam, mas se falam pelo vidro das portas ou pelos telefones. Antônio começa a duvidar da própria sanidade, principalmente quando conversa com o botânico Diego (Daniel Furlan), que parece estar também saindo do controle. Ele passa a desconfiar de tudo e todos, e sair dali e encarar seus medos parece ser um caminho sem volta.

“Ciclo” mistura ficção científica com suspense e traz um futuro distópico onde a pandemia venceu a humanidade e as pessoas não podem mais sair do isolamento. Ao refletir sobre o isolamento e a deterioração da mente, o diretor também traz um thriller de arrepiar, onde o público vai se surpreender a cada cena com as descobertas do protagonista e o desenrolar dos acontecimentos. Quem sairá ganhando, a humanidade ou a pandemia?

 O filme estreia no Festival do Rio, que acontece entre os dias 06 e 16 de outubro, e competirá na categoria de longas-metragens “Novos Rumos”.
 

Sinopse
Um filme de ficção científica/suspense que nos apresenta um futuro assustadoramente possível, onde as coisas saíram ainda mais do controle e o que seria apenas uma “quarentena” virou o novo e totalmente bizarro normal.
 

Sobre o diretor Ian SBF
Ian SBF é diretor, roteirista e produtor Brasileiro. É um dos fundadores do Porta dos Fundos. Também escreveu e dirigiu o longa-metragem “Entre Abelhas” (2015) e dirigiu o filme “Contrato Vitalício” (2016) do Porta dos Fundos. Escreveu e dirigiu a série “O Grande Gonzalez” (2015) pro canal FOX (Brasil). Escreveu e dirigiu a série “Borges” (2018) pro Comedy Central (Brasil). Dirigiu a série “Mal me quer” (2019) pra Warner (Brasil). Desde 2018 também dirige publicidade pra O2 Filmes onde já fez várias das maiores campanhas nesse período e ganhou o Profissionais do ano em 2020 e 2021.
 

Sobre o produtor PH Souza
Cineasta, produtor e montador. Fundador da produtora Cafeína Produções. Em 2020, recebeu o Emmy Internacional na categoria Arte pela produção do documentário “Ressaca” (2019), que venceu também os prêmios de direção e filme no Festival do Rio. A sua estreia como diretor em longas aconteceu com “Cacaso na corda bamba (2016), que foi selecionado para a competição nacional do Festival É Tudo Verdade. Atuou como produtor e montador nos filmes “O contestado – Restos mortais” e “O universo Graciliano”, ambos dirigidos pelo cineasta Sylvio Back. E levou a obra do mestre Ziraldo para as telas ao produzir “A turma do Pererê.doc” (2018). 

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além de cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), licenciando conteúdo para mais de 30 plataformas digitais. Já foram mais de 70  filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como “Sócrates” e “Chorão – Marginal Alado”, e internacionais, como “O Irlandês”, “Dois Papas” e “Não Olhe Para Cima”, em parceria com a Netflix, e “Annette”, que abriu o Festival de Cannes 2021, em que ganhou a Palma de melhor direção. Mais informações em https://o2play.com.br/

Ficha Técnica:

DIRETOR: IAN SBF

ROTEIRO: IAN SBF

EMPRESA PRODUTORA: NEEBLA PRODUÇÕES 

COPRODUÇÃO:  CAFEÍNA PRODUÇÕES

PRODUÇÃO: PH SOUZA

FOTOGRAFIA: VINICIUS BRUM

DIREÇÃO DE ARTE: FERNANDA TEIXEIRA

MONTAGEM: IAN SBF E BERNARDO PIMENTA

MÚSICA: GABRIEL CHWOJNIK

ELENCO: FELIPE ABIB, DANIEL FURLAN, DANI ORNELLAS, FLÁVIO BAURAQUI, STEPHANIE LOURENÇO, RAFAEL SARAIVA

DISTRIBUIDORA: O2 PLAY