Ausências na História

Exposição feminista de artistas gaúchas entra em cartaz no Rio de Janeiro

Pesquisadora da temática, curadora Ana Zavadil reúne 41 autoras e 127 obras em mostra no Rio de Janeiro

megaloterias
Exposição feminista de artistas gaúchas entra em cartaz no Rio de Janeiro
Exposição feminista de artistas gaúchas está em cartaz no Centro Cultural Correios

A exposição Ausências na História – A Voz de Artistas Mulheres do Rio Grande do Sul, com 127 obras de 41 criadoras gaúchas, está em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Ana Zavadil, a mostra, de caráter feminista, permanecerá aberta à visitação até 20 de janeiro de 2024. A entrada é gratuita.

Focada na temática feminista desde 2014, a curadora prioriza obras que possam suscitar questões capazes de ampliar pesquisas referentes à inclusão de outros pontos de vista na historiografia da arte na história atual. Ao mesmo tempo, busca a visibilidade e o reconhecimento para as artistas mulheres do RS. A exposição Ausências na História, diz ela, é mais um avanço na expansão da pesquisa em relação às mulheres artistas do estado no contexto do país.

Graças à grande aceitação do público, sua exposição anterior nessa mesma linha, Fora das Sombras, montada pela curadora em agosto de 2022, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, ficou oito meses em cartaz, até março deste ano. 

Zavadil foi curadora-chefe do Museu de Arte do RS (MARGS), no período 2013/2014; curadora-chefe do Museu de Arte Contemporânea (MACRS) em 2015/2018 e curadora-assistente da Bienal do Mercosul, em 2015. Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é historiadora da Arte e professora e atua como curadora independente.

De acordo com ela, “a arte deve potencializar a militância artística coletiva pela busca de respeito, igualdade e diversidade, atravessar de uma vez por todas o denso muro que separa ignorância e valores do sistema patriarcal, bem como reconhecer a qualidade indiscutível da obra de mulheres e o seu lugar na sociedade como um todo, em que ela deve andar pari e passu com o homem e não mais à sua sombra”.

Participam da exposição, aberta em 23 de novembro, as seguintes artistas:

Alexandra Eckert, Ana Norogrando, Ana Flores, Ananda Kuhn, Andréa Brächer, Beatriz Dagnese, Bina Monteiro, Clara Figueira, Clara Koppe, Claudia Sperb, Cristie Boff, Esther Bianco, Fernanda Martins Costa, Giovana Hemb, Helena D’Ávila, Heloísa Biasuz, Isabel Marroni, Ita Stockinger, Jussara Moreira, Karina Koslowski, Kika Costa, Laura Ribero, Lisi Wendel, Lu Gaudenzi, Lucy Copstein, Mara Galvani, Marina Ramos, Mary Marodin, Milene Gensas, Mônica Furtado, Myra Gonçalves, Paola Mesquita, Rosirene Mayer, Sandra Gonçalves, Simone Barros, Sílvia Brum, Susan Mendes, Susie Prunes, Tati Garcia, Vera Carlotto e Vera Reichert.

SERVIÇO

Exposição Ausências na História – A Voz de Artistas Mulheres do Rio Grande do Sul

Local: Centro Cultural Correios, Rua Visconde de ItaboraÍ, 20 – Centro Histórico do Rio de Janeiro/RJ

Visitação: 24 de novembro de 2023 a 20 de janeiro de 2024

Horário: terça a sábado, das 12 às 19h

Entrada: gratuita

Classificação: livre

megaloterias
megaloterias