Lenda

Estação Net Botafogo recebe a mostra Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio

A grandiosa retrospectiva tem 70 filmes dividida em três partes

Clint Eastwood
Clint Eastwood

a

Prepare-se para a retrospectiva mais abrangente já realizada sobre Clint Eastwood no Brasil. Uma oportunidade única para cinéfilos vivenciarem a evolução de uma das figuras mais emblemáticas do cinema mundial. A mostra “Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio” promete ser um evento cinematográfico sem precedentes. Com uma programação extensa que celebra a grandiosidade de sua obra, a mostra foi dividida entre os meses de março, abril, maio e julho, no total de 70 filmes – sendo 10 em película e o restante em DCP (Digital Cinema Package).

A jornada primeira começa com 28 filmes, marcando o início da programação que vai de 28 de março a 3 de abril, no Estação Net Botafogo 1 e 2. A saga continua em maio (Parte 2) e culmina em julho (Parte 3). E ainda: cada sessão terá um preço convidativo de R$16 para todos aproveitarem esta chance que não se encontra em nenhum streaming.

Sob a curadoria do jornalista, crítico de cinema, professor e cineasta Mario Abbade, a mostra ainda reserva algumas surpresas: novos títulos podem ser adicionados, inclusive em película. “Fazer essa mostra estava no meu radar há algum tempo, mas resolvi aguardar a aposentadoria de Clint Eastwood. Com o anúncio que ´Juror #2´ será seu último filme, achei que esse seria o momento certo”, relata.

Na grande tela, serão projetados todos os filmes que contaram com a atuação ou direção de Clint Eastwood, incluindo raridades do início de sua carreira, ainda como coadjuvante em obras como “Francis na Marinha”, “Emboscada em Cimarron Pass”, “Lutando Só pela Glória” e “Mulheres, Sempre Mulheres”.

“Clint Eastwood transcendeu a condição de ser apenas um profissional do cinema e entrou para a cultura popular. Seus personagens são icônicos. Ele é o ator bem-sucedido que mais fez sucesso como diretor. E conseguiu se manter no topo ao longo de mais de sete décadas. Nenhum outro conseguiu isso”, conclui Abbade.

Sobre Clint Eastwood

Clint Eastwood, nascido em 31 de maio de 1930, é um ícone incontestável do cinema americano. Originário de San Francisco, Califórnia, Eastwood inicialmente ganhou destaque como ator nos anos 60, interpretando o papel de Rowdy Yates na popular série de televisão “Rawhide”. No entanto, foi em meados da década de 1970 que ele se estabeleceu como uma figura icônica em Hollywood.

Conhecido por sua presença magnética, voz inconfundível e olhar penetrante, Eastwood conquistou o público com uma variedade de papéis memoráveis. Seja como o Homem Sem Nome nos clássicos spaghetti westerns, de Sergio Leone, o durão Inspetor Harry Callahan, na série “Dirty Harry”, ou em papéis mais recentes como ator e diretor, Eastwood continuou a cativar audiências ao longo das décadas.

Além de sua notável carreira como ator, Eastwood também se destacou como cineasta premiado. Diretor de filmes aclamados como “Os Imperdoáveis”, que lhe rendeu quatro Oscars, e “Menina de Ouro”, que também recebeu quatro estatuetas da Academia, Eastwood provou sua versatilidade e habilidade duradoura no mundo cinematográfico.

Além das telas, Eastwood ainda é conhecido por seu envolvimento em causas sociais e políticas, refletindo seu compromisso com questões que vão além do entretenimento. Seu legado na indústria cinematográfica e seu impacto duradouro, o solidificam como uma lenda viva do cinema.

Aos 93 anos está na pós-produção de “Juror #2” (ainda sem tradução) que, ao que tudo indica, será seu último filme.

Mostra “Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio”

Filmes da Parte 1 – 28 filmes

Tarântula!

(Tarantula), de Jack Arnold, (EUA, 1055). Com John Agar, Mara Corday, Leo G. Carroll.

Horror/Ficção Científica. Sinopse: No deserto do Arizona, um professor usa hormônios de crescimento e tenta aumentar o suprimento de comida no mundo. Quando estranhos acontecimentos deixam todos perplexos, as evidências apontam para um suspeito: uma aranha do tamanho de um prédio. 80 minutos. 14 anos.

Emboscada em Cimarron Pass (Ambush at Cimarron Pass), de Jodie Copelan, (EUA, 1958). Com Scott Brady, Margia Dean, Clint Eastwood.

Drama/Western. Sinopse: Em 1867, uma patrulha ianque une forças com um grupo de ex-soldados confederados para cruzar o território Apache e chegar ao forte mais próximo. 73 minutos. 14 anos.

Lutando só pela glória (Lafayette Escadrille), de William A. Wellman, (EUA, 1958). Com Tab Hunter, Clint Eastwood, Etchika Choureau.

Drama/Romance/Guerra. Sinopse: Relata a mudança de vida de um jovem rebelde americano ao alistar-se nas Forças Aéreas Francesas durante a Primeira Guerra Mundial. Lutando contra alemães, ele descobre o verdadeiro sentido do amor e da amizade. 93 minutos. 14 anos.

Por um punhado de dólares (Per un pugno di dollari), de Sergio Leone, (Itália/Espanha/Alemanha, 1964). Com Clint Eastwood, Gian Maria Volontè, Marianne Koch.

Ação/Drama/Western). Sinopse: Um pistoleiro joga duas famílias rivais uma contra a outra em uma cidade dilacerada pela ganância, orgulho e vingança. 99 minutos. 14 anos.

Por uns dólares a mais (Per qualche dollaro in più), de Sergio Leone (Itália/Espanha/Alemanha, 1965). Com Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Gian Maria Volontè.

Drama/Western. Sinopse: Dois caçadores de recompensas com as mesmas intenções se unem para rastrear uma gangue de bandidos liderados por um bandido mexicano psicótico, que está planejando um audacioso assalto a banco. 132 minutos. 14 anos.

Três homens em conflito (Il buono, il brutto, il cativo), de Sergio Leone, (Itália/Espanha/Alemanha, 1966). Com Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef.

Aventura/Western. Sinopse: Nos Estados Unidos, durante a Guerra de Secessão, um pistoleiro misterioso tenta trabalhar em conjunto com um bandido e um caçador de recompensas para encontrar um tesouro escondido. 178 minutos. 14 anos.

As bruxas (Le streghe), de Mauro Bolognini, Vittorio De Sica, Pier Paolo Pasolini, Franco Rossi, Luchino Visconti, (Itália/França, 1967). Com Silvana Mangano, Francisco Rabal, Clint Eastwood.

Comédia/Drama/Romance. Sinopse: Cinco contos que tratam dos papéis das mulheres na sociedade. 105 minutos. 14 anos.

A marca da forca (Hang ‘Em high), de Ted Post, (EUA, 1968). Com Clint Eastwood, Inger Stevens, Pat Hingle.

Drama/Western. Sinopse: Quando um homem inocente sobrevive por pouco a um linchamento, ele retorna como um homem da lei determinado a levar os vigilantes à justiça. 114 minutos. 14 anos.

Meu nome é Coogan (Coogan’s bluff), de Don Siegel, (EUA, 1968). Com Clint Eastwood, Lee J. Cobb, Susan Clark.

Policial/Ação/Comédia. Sinopse: O vice-xerife Coogan do Arizona é enviado à cidade de Nova York para escoltar um fugitivo de volta ao julgamento. 94 minutos. 14 anos.

O desafio das águias (Where eagles dare), de Brian G. Hutton (Reino Unido/EUA, 1968). Com Richard Burton, Clint Eastwood, Mary Ure.

Ação/Aventura/Guerra. Sinopse: Agentes aliados realizam um ousado ataque a um castelo onde os nazistas mantêm prisioneiro o general de brigada americano George Carnaby. 158 minutos. 14 anos.

Os aventureiros do ouro (Paint your wagon), de Joshua Logan (EUA, 1969). Com Lee Marvin, Clint Eastwood, Jean Seberg.

Comédia/Drama/Musical. Sinopse: Dois improváveis ​​parceiros garimpeiros compartilham a mesma esposa em uma cidade mineradora da corrida do ouro na Califórnia. 164 minutos. 14 anos.

Os guerreiros pilantras (Kelly’s Heroes), de Brian G. Hutton (Iugoslávia/EUA, 1970). Com Clint Eastwood, Telly Savalas, Don Rickles.

Aventura/Comédia/Guerra. Sinopse: Um grupo de soldados norte-americanos atravessa furtivamente as linhas inimigas para colocar as mãos em um esconderijo secreto de tesouro nazista. 144 minutos. 14 anos.

O estranho que nós amamos (The beguiled), de Don Siegel, (EUA, 1971). Com Clint Eastwood, Geraldine Page, Elizabeth Hartman.

Drama/Suspense/Guerra. Sinopse: Enquanto se recuperava em um internato para meninas confederadas, um soldado da União invade o coração de cada uma das mulheres solitárias, fazendo com que elas se voltem umas contra as outras e, eventualmente, contra ele. 105 minutos. 14 anos.

Joe Kidd (Joe Kidd), de John Sturges, (EUA, 1972). Com Clint Eastwood, Robert Duvall, John Saxon.

Drama/Western. Sinopse: Um ex-caçador de recompensas ajuda relutantemente um rico proprietário de terras e seus capangas a rastrear um líder revolucionário mexicano. 88 minutos. 14 anos.

Interlúdio de amor (Breezy), de Clint Easstwood, (EUA, 1973). Com William Holden, Kay Lenz, Roger C. Carmel.

Drama/Romance. Sinopse: Uma jovem foge de casa e conhece um homem mais velho e rabugento que a acolhe com relutância. Eventualmente, eles desenvolvem um relacionamento romântico e afetuoso.106 minutos. 14 anos.

O último golpe (Thunderbolt and Lightfoot), de Michael Cimino, (EUA, 1974). Com Clint Eastwood, Jeff Bridges, George Kennedy.

Ação/Comédia. Sinopse: Com a ajuda de um jovem companheiro irreverente, um ladrão de bancos reúne sua antiga gangue para organizar um novo e ousado assalto. Jeff Bridges foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante. 115 minutos. 14 anos.

Escalado para morrer (The Eiger Sanction), de Clint Eastwood, (EUA, 1975). Com Clint Eastwood, George Kennedy, Vonetta McGee.

Ação/Suspense. Sinopse: O professor de arte clássica e colecionador Dr. Jonathan Hemlock, que também atua como assassino profissional, é coagido a deixar a aposentadoria para vingar o assassinato de um velho amigo. 129 minutos. 14 anos.

Rota suicida (The gauntlet), de Clint Eastwood, (EUA, 1977). Com Clint Eastwood, Sondra Locke, Pat Hingle.

Policial/Ação/Suspense. Sinopse: Um policial durão, mas medíocre, é designado para escoltar uma prostituta sob custódia de Las Vegas até Phoenix, para que ela possa testemunhar em um julgamento da máfia. Mas muitas pessoas estão literalmente apostando que não chegarão vivos à cidade. 109 minutos. 14 anos.

Bronco Billy (Bronco Billy), de Clint Eastwood, (EUA, 1980). Com Clint Eastwood, Sondra Locke, Geoffrey Lewis.

Ação/Aventura/Comédia. Sinopse: Um cowboy idealista e moderno luta para manter seu show do Velho Oeste à tona diante da má sorte e do declínio do interesse. 116 minutos. 14 anos.

Raposa de fogo (Firefox), de Clint Eastwood, (EUA, 1982). Com Clint Eastwood, Freddie Jones, David Huffman.

Ação/Aventura/Suspense. Sinopse: Um piloto é enviado à União Soviética com a missão de roubar um protótipo de caça a jato que pode ser parcialmente controlado por um neuralink. 136 minutos. 14 anos.

Um agente na corda bamba (Tightrope), de Richard Tuggle, Clint Eastwood, (EUA, 1984). Com Clint Eastwood, Geneviève Bujold, Dan Hedaya.

Policial/Mistério/Suspense. Sinopse: O pai solteiro e policial de Nova Orleans, Wes Block, vai atrás de um estuprador-assassino em série, mas quando ele chega muito perto, o caçador de repente se torna a caça. 114 minutos. 14 anos.

Cadillac cor-de-rosa (Pink cadillac), de Buddy Van Horn, (EUA, 1989). Com Clint Eastwood, Bernadette Peters, Timothy Carhart.

Ação/Comédia/Policial. Sinopse: O caçador de recompensas Tommy procura Lou Ann. Seu crime foi se casar com Roy, que deixou dinheiro falso em sua casa e fez com que ela fosse presa. Ela deixa Roy com seu Cadillac rosa cheio de dinheiro. Seus amigos psicopatas querem o dinheiro de volta. 122 minutos. 14 anos.

Rookie – Um profissional de perigo (The rookie), de Clint Eastwood, (EUA, 1990). Com Clint Eastwood, Charlie Sheen, Raul Julia.

Ação/Policial/Drama. Sinopse: Um detetive veterano recebe um parceiro novato depois que seu parceiro anterior é morto por uma gangue de ladrões de carros. Ele está determinado a prender os responsáveis pela morte de seu amigo, mas seu novo parceiro não está à altura da tarefa. 120 minutos. 14 anos.

Um mundo perfeito (A perfect world), de Clint Eastwood, (EUA, 1993). Com Kevin Costner, Clint Eastwood, Laura Dern.

Policial/Drama/Suspense. Sinopse: Um menino sequestrado faz amizade com seu captor, um condenado fugitivo da lei, enquanto a busca por ele continua. 138 minutos. 14 anos.

As pontes de Madison (The bridges of Madison County), de Clint Eastwood, (EUA, 1995). Com Clint Eastwood, Meryl Streep, Annie Corley.

Drama/Romance. Sinopse: O fotógrafo Robert Kincaid vagueia pela vida da dona de casa Francesca Johnson durante quatro dias na década de 1960. Meryl Streep foi indicada ao Oscar de atriz. 135 minutos. 14 anos.

Gran Torino (Gran Torino), de Clint Eastwood, (EUA, 2008). Com Clint Eastwood, Bee Vang, Christopher Carley.

Drama. Sinopse: Depois que um adolescente tenta roubar seu premiado Gran Torino de 1972, um descontente e preconceituoso veterano da Guerra da Coréia busca redimir o menino e a si mesmo. 116 minutos. 14 anos.

Invictus (Invictus), de Clint Eastwood, (EUA, 2009). Com Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge.

Biografia/Drama. Sinopse: Nelson Mandela, no seu primeiro mandato como Presidente da África do Sul, inicia uma aventura única para unir a terra devastada pelo Apartheid: alistar a equipa nacional de rugby na missão de vencer o Campeonato do Mundo de Rugby de 1995. Morgan Freeman foi indicado ao Oscar de ator e Matt Damon de ator coadjuvante. 134 minutos. 14 anos.

Além da vida (Hereafter), de Clint Eastwood, (EUA, 2010). Com Matt Damon, Cécile de France, Bryce Dallas Howard.

Drama/Fantasia/Romance. Sinopse: Um drama centrado em três pessoas – um operário americano, uma jornalista francesa e uma estudante de Londres – que são tocados pela morte de maneiras diferentes. Michael Owens, Bryan Grill, Stephan Trojansky, Joe Farrell foram indicados ao Oscar de efeitos visuais. 129 minutos. 14 anos.

SERVIÇO

Mostra “Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio”

Parte 1 – De 28 de Março a 3 de Abril

Onde: Estação Net Botafogo 1 e 2 (R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo)

Preço por sessão:R$16,00

Classificação: de acordo com os filmes exibidos