Maratona da Folia

Último fim de semana de janeiro tem maratona de blocos com presenças de Léo Santana e Lexa

Mais de 30 blocos desfilam pelas ruas do Rio: confira programação no app Blocos do Rio 2024

megaloterias
Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro - Bloco da Lexa: Fernando Maia / Riotur
Bloco da Lexa: Fernando Maia / Riotur

A maratona de desfiles do Carnaval de Rua Rio 2024 só tende a aumentar! No sábado, 27/1, é o cantor baiano Léo Santana quem comanda o público com o Bloco da Gold. Em sua primeira apresentação em um bloco carioca, o astro do pagodão promete levar muito suingue à multidão, que se concentra a partir das 7h da manhã, na Rua Primeiro de Março, estreando a passagem do bloco pelo circuito de megablocos. O cantor Ferrugem e a pagodeira Marvvila também fazem parte da programação.

Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro - Bloco da Lexa: Fernando Maia / Riotur
Lexa: Fernando Maia / Riotur

 Ainda no sábado, os foliões poderão se deliciar com o cortejo do Spanta Neném, que desfila toda a sua alegria pela orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade. Na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, o Desliga da Justiça reúne super-heróis e vilões prontos para cair na folia a partir das 8h da manhã. À tarde, é a vez do tradicional ‘Imprensa que eu Gamo’ arrastar uma multidão pelas ruas de Laranjeiras, também na Zona Sul. Com o samba Feito pelo Chat GPT, o bloco, formado por jornalistas cariocas, faz uma sátira a influencers, redes sociais e demais ferramentas tecnológicas.

Já a Banda de Ipanema levará toda sua irreverência pelas ruas do bairro, em um desfile colorido e cheio de bossa, a partir das 17h. No domingo, 28/1, é a vez do Bloco da Lexa se unir à turma do Será Q Abre, e terá participações de Treyce, Thiago Pantaleão e Tati Quebra Barraco, sacudindo às ruas do Centro. A concentração está marcada para às 7h,  na rua Primeiro de Março. É o segundo ano consecutivo que a cantora agita o público e pretende fazer história nos blocos de rua do Rio.

No Jardim Botânico, Zona Sul da cidade, o Me Esquece embala os foliões com sua percussão explosiva, a partir das 9h. Já em Laranjeiras, o Mini Seres do Mar atrai pequenos e adultos, às 8h, com fantasias que remetem aos oceanos. Em São Conrado, também na Zona Sul, o bloco Vira Lata leva, às 9h, todo o suingue da música baiana à orla, tendo como cenário do desfile um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa.

Bloco da Gold terá Leo Santana - Foto: Divulgação
Bloco da Gold terá Leo Santana – Foto: Divulgação

Aplicativo para conferir a agenda de blocos

Para ver a programação completa dos blocos, com data, horário e percurso, basta baixar o app Blocos Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. Ou acesse o site carnavalderua.rio para saber onde vai desfilar o seu bloco favorito.

Para mais informações, basta acessar também o site carnavalderua.rio, que além da programação, apresenta notícias, galerias e as informações mais atualizadas do Carnaval de Rua Rio 2024.

Integração com demais órgãos

COMLURB

A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para mais um fim de semana de blocos de rua na cidade. No sábado (27/1), a grande atração será o Bloco da Gold, no Centro, com a presença do cantor baiano Léo Santana. Promovido este ano a megabloco, o cortejo deve arrastar uma grande quantidade de foliões para a Rua Primeiro de Março, com concentração a partir das 7h.

No domingo (28/1), no mesmo local e horário,  outro megabloco terá destaque: o Bloco da Lexa. A Companhia vai destacar até 300 garis em cada um dos dias e vai disponibilizar 600 contêineres na área de concentração e ao longo do percurso para o público fazer o descarte correto de seus resíduos. Este ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso.

 Equipes do Lixo Zero ficarão nas ruas durante todo o período de pré-carnaval e carnaval. Quem for flagrado pela fiscalização urinando em via pública será autuado no artigo 103 A, da Lei de Limpeza Urbana, e receberá multa no valor atual de R$ 773,65. Já quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches, será multado em R$ 282,38, de acordo com o Art. 82.

CET-Rio

Em continuidade ao circuito do Carnaval de Rua do Rio 2024, a CET-Rio montou esquema especial de trânsito para este sábado (27/01) e domingo (28/01) para a festa dos blocos de carnaval autorizados pela Prefeitura do Rio. Neste fim de semana, os foliões poderão festejar por todas as regiões da cidade. E, para os que não irão curtir a folia, também serão apresentadas vias interditadas e os possíveis desvios. Confira o esquema operacional:

SÁBADO 27/01

Centro

Bloco da Gold (Megabloco)

Data: 27/01/2024

Horário: 7h às 12h

Local: Centro

Interdições programadas a partir das 5h às 13h

– Avenida Presidente Antônio Carlos, da Avenida Beira Mar até o cruzamento com as avenidas Franklin Roosevelt e Presidente Wilson;

– Avenida Presidente Antônio Carlos, desde o cruzamento com as avenidas Franklin Roosevelt e Presidente Wilson até a Rua Primeiro de Março;

– Rua Primeiro de Março, desde o cruzamento a Avenida Antônio Carlos até a Avenida Presidente Vargas;

– Todos os acessos para a Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Diversas vias do entorno da Avenida Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março terão o estacionamento proibido desde as 23h do dia anterior, portanto, NÃO É RECOMENDADA A IDA E VOLTA COM VEÍCULO PARTICULAR ao evento.

SUSPENSÃO DA ÁREA DE LAZER DA PRAÇA CRUZ VERMELHA

Durante a intervenção da CET-Rio aos eventos dos megablocos no Centro, a Área de Lazer da Praça da Cruz Vermelha é suspensa, já que todo o entorno daquela região poderá ser utilizada como uma das rotas alternativas de ligações às áreas da Central do Brasil, Região da Grande Tijuca e túneis que ligam a Zona Sul da cidade.

DESVIOS E ROTAS ALTERNATIVAS

Para o deslocamento dos condutores que circulam entre o Centro, Zona Norte e Zona Sul, a recomendação é utilizar as rotas, pela Lapa, Rua Teixeira de Freitas e Avenida Mem de Sá, ou os túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar.

Para aqueles que possuem compromissos com horários marcados, como voos no Aeroporto Santos Dumont e viagens na Rodoviária Novo Rio, a sugestão é a antecipação do deslocamento.

Outra recomendação importante aos deslocamentos é dar prioridade à utilização dos trens da Supervia e o Metrô, já que esses modos de transporte são de alta capacidade e não são diretamente impactados por fechamentos viários.

 ZONA SUL

BLOCO IMPRENSA QUE EU GAMO 

DATA: 27/01/2024

HORÁRIO: 13h ÀS 19h

LOCAL: LARANJEIRAS

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 13h

– Concentração do bloco: Interdição da Rua Gago Coutinho, entre a Rua das Laranjeiras e a Rua Paulo César de Andrade.

INTERDIÇÃO DAS SEGUINTES VIAS, DAS 13h ÀS 19h

– Itinerário do desfile: Rua Gago Coutinho, Largo do Machado (em frente à Igreja Nossa Senhora da Glória), Rua das Laranjeiras e Rua Gago Coutinho, onde dispersa.

– Durante o desfile do bloco, com a chegada dos foliões no Largo do Machado, o acesso dos veículos será bloqueado a partir da Rua do Catete. E, assim, o tráfego de veículos da Rua Bento Lisboa será desviado para a Rua Dois de Dezembro.

– Quando o bloco estiver na Rua das Laranjeiras, o bloqueio também ocorre na Travessa Eurícles de Matos. E, na sequência, os bloqueios da Rua Bento Lisboa e Largo do Machado serão desfeitos. Com isso, o desvio do trânsito será para a Rua Ministro Tavares de Lira e Rua Conde de Baependi.

 PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

A PARTIR DAS 18h DE SEXTA-FEIRA (26/01) ÀS 22h DO SÁBADO (27/01)

 – Rua Gago Coutinho, em ambos os lados e em toda a extensão da via;

– Rua Dois de Dezembro, ambos os lados e em toda a extensão da via;

– Rua Ministro Tavares Lira, lado esquerdo do sentido da via;

– Rua Martins Ribeiro, lado direito do sentido da via, entre a Rua Conde de Baependi e a Rua São Salvador;

DESVIOS

– Veículos provenientes da Rua Bento Lisboa, para a Rua Dois de Dezembro, durante a passagem do bloco, deverão seguir pelo Largo do Machado;

 – Veículos provenientes da Rua das Laranjeiras, durante a passagem do bloco, devem seguir pela Rua das Laranjeiras, Rua Ministro Tavares de Lira, Rua Conde de Baependi, Rua Marquês de Abrantes, Praia de Botafogo e, em seguida, Rua Pinheiro Machado.

ACESSO AOS MORADORES

Durante a concentração do bloco o acesso de moradores da Rua Gago Coutinho, do Parque Guinle e da Rua Marquesa dos Santos deverá ser feito pela Rua Pereira da Silva, Rua Dr. João Coqueiro, Rua General Mariante e a Rua Paulo Cesar de Andrade.

 BLOCO SPANTA NENÉM

Data: 27/01/2024

Horário: 11h às 17h

Local: Ipanema

Concentração do bloco, a partir das 11h, na Avenida Epitácio Pessoa.

Interdições programadas a partir das 13h às 17h

Itinerário do desfile

– Avenida Epitácio Pessoa, entre a altura do Corte do Cantagalo até o Clube Caiçaras.

– Durante a passagem dos foliões, uma faixa da Avenida Epitácio Pessoa, junto à orla da lagoa, será interditada entre a Rua Vinícius de Morais e Rua Garcia D’Ávila, e na sequência, entre a Rua Garcia D’Ávila até a altura do Jardim de Alah.

 Proibição de estacionamento

A partir das 18h de sexta-feira (26/01) até às 22h do dia seguinte (27/01), nas seguintes vias:

– Avenida Epitácio Pessoa, na baia de estacionamento junto à ciclovia, localizada em frente ao cruzamento com a Rua Garcia D’Ávila;

II – Rua Nascimento Silva, em ambos os lados, entre a Rua Maria Quitéria e a Rua Aníbal de Mendonça.

Domingo 28/01

MEGABLOCO

BLOCO DA LEXA COM SERAQABRE

Data: 28/01/2024

Horário: 7h às 12h

Local: Centro

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 5h ÀS 13h

– Avenida Presidente Antônio Carlos, da Avenida Beira Mar até o cruzamento com as avenidas Franklin Roosevelt e Presidente Wilson;

– Avenida Presidente Antônio Carlos, desde o cruzamento com as avenidas Franklin Roosevelt e Presidente Wilson até a Rua Primeiro de Março;

– Rua Primeiro de Março, desde o cruzamento a Avenida Antônio Carlos até a Avenida Presidente Vargas;

– Todos os acessos para a Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Diversas vias do entorno da Avenida Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março terão o estacionamento proibido desde as 23h do dia anterior, portanto, NÃO É RECOMENDADA A IDA E VOLTA COM VEÍCULO PARTICULAR ao evento.

SUSPENSÃO DA ÁREA DE LAZER DA PRAÇA CRUZ VERMELHA

Durante a intervenção da CET-Rio aos eventos dos megablocos no Centro, a Área de Lazer da Praça da Cruz Vermelha é suspensa, já que todo o entorno daquela região poderá ser utilizada como uma das rotas alternativas de ligações às áreas da Central do Brasil, Região da Grande Tijuca e túneis que ligam a Zona Sul da cidade.

DESVIOS E ROTAS ALTERNATIVAS

Para o deslocamento dos condutores que circulam entre o Centro, Zona Norte e Zona Sul, a recomendação é utilizar as rotas, pela Lapa, Rua Teixeira de Freitas e Avenida Mem de Sá, ou os túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar.

Para aqueles que possuem compromissos com horários marcados, como voos no Aeroporto Santos Dumont e viagens na Rodoviária Novo Rio, a sugestão é a antecipação do deslocamento.

Outra recomendação importante aos deslocamentos é dar prioridade à utilização dos trens da Supervia e o Metrô, já que esses modos de transporte são de alta capacidade e não são diretamente impactados por fechamentos viários.

BLOCO ME ESQUECE

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 8h ÀS 13h

LOCAL: JARDIM BOTÂNICO

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 8h às 14h

– Rua Jardim Botânico, em ambos os sentidos, entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont.

DESVIOS

– Veículos provenientes da Gávea, sentido Botafogo, deverão seguir: Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice Governador Rubens Berardo, Avenida Padre Leonel Franca, Rua Mario Ribeiro, Av. Borges de Medeiros, Av. Lineu de Paula Machado, Avenida Alexandre Ferreira, Rua Abelardo Lobo e, em seguida, Rua Humaitá.

– Veículos provenientes do Leblon, sentido Botafogo, deverão seguir: Rua Mario Ribeiro, Avenida Borges de Medeiros, Avenida Lineu de Paula Machado, Avenida Alexandre Ferreira, Rua Abelardo Lobo e, em seguida, Rua Humaitá.

– Veículos provenientes de Botafogo, sentido Gávea, deverão seguir: Rua Jardim Botânico, Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros e, em seguida, Rua Mário Ribeiro.

*PROIBIDO O ESTACIONAMENTO

A PARTIR DAS 18h DE SÁBADO (27/01) ÀS 14h DE DOMINGO (28/01)*

– Rua Pacheco Leão, lado esquerdo do tráfego, entre a Rua Visconde de Carandaí e a Rua Jardim Botânico;

– Avenida Bartolomeu Mitre, lado esquerdo do tráfego, entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Praça Santos Dumont.

BLOCO VIRA LATA

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 9h às 14h

LOCAL: SÃO CONRADO

INTERDIÇÃO PROGRAMADA A PARTIR DAS 8h ÀS 14h

– Avenida Prefeito Mendes de Morais, em ambos os sentidos, entre a Rua Herbert Moses e a Rua Engenheiro Armandino de Carvalho.

PROIBIDO O ESTACIONAMENTO

A PARTIR DAS 18H DE SÁBADO (26/01) ÀS 22H DE DOMINGO (28/01)

– Avenida Prefeito Mendes de Morais, entre o nº 808 e a Avenida Niemeyer (incluindo a baia existente);

– Rua Hebert Moses, no lado esquerdo da via, sentido Autoestrada.

Soul da Gema

Data: 28/01/2024

Horário: 14h às 20h

Local: Barra da Tijuca

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 14h ÀS 20h

– Avenida Lúcio Costa, pista da orla, sentido Joatinga, entre a altura do número 3.500 e a Avenida Érico Veríssimo.

DESVIO

Os veículos procedentes da Avenida Lúcio Costa, pista da orla, em direção à Avenida Érico Veríssimo, deverão seguir: Avenida Lúcio Costa, Avenida Antônio Evaristo de Moraes Filho, Ponte Lúcio Costa, Avenida Afonso Arinos de Melo Franco, Avenida das Américas, Avenida Afonso de Taunay e Avenida Érico Veríssimo.

Os veículos procedentes da Avenida Lúcio Costa, pista da orla, sentido Avenida Érico Veríssimo, deverão seguir: Avenida Lúcio Costa, Avenida Antônio Evaristo de Moraes Filho, Ponte Lúcio Costa, Avenida Afonso Arinos de Melo Franco, Avenida das Américas, Avenida Afonso de Taunay e, em seguida, Avenida Érico Veríssimo.

OUTROS BLOCOS

SÁBADO 27/01

BLOCO CALMA AMOR

DATA: 27/01/2024

HORÁRIO: 16h às 22h

LOCAL: IRAJÁ

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 16h ÀS 22h

 – Avenida Monsenhor Félix, entre a Rua Pereira de Araújo e a Rua Miranda e Brito;

 – Praça Caraguata, entre a Avenida Monsenhor Félix e a Rua Major Medeiros;

 – Rua Visconde de Maceió, entre a Avenida Monsenhor Félix e a Rua Marquês de Aracati;

 – Rua Marquês de Queluz, entre a Av. Monsenhor Félix e a Rua Marquês de Aracati;

 – Rua Pastor João Falcão Sobrinho, entre a Avenida Monsenhor Félix e a Rua Major Medeiros.

DESVIO

– Veículos procedentes da Avenida Monsenhor Félix, com destino à Praça 27 de Agosto, seguirão pela Avenida Monsenhor Félix, Avenida Padre Roser, Rua Gabriel Lisboa, Rua Miranda e Brito e, em seguida, Praça 27 de Agosto.

BLOCO NEM MUDA NEM SAI DE CIMA

DATA: 27/01/2024

HORÁRIO: 16h ÀS 22h

LOCAL: TIJUCA

INTERDIÇÃO PROGRAMADA A PARTIR DAS 16h ÀS 22h

CONCENTRAÇÃO

– Avenida Maracanã, entre a Rua Garibaldi e a Rua Marechal Trompovski.

DESLOCAMENTO DO BLOCO DAS 19h ÀS 22h

Itinerário do desfile: Rua Garibaldi, Rua Pinto Guedes, Praça Comandante Xavier de Brito, Rua Doutor Otávio Kelly, Rua Conde de Bonfim, Rua Garibaldi e retorno à Avenida Maracanã, onde dispersa.

BLOCO DA PRAIA

DATA: 27/01/2024

HORÁRIO: 16h ÀS 22h

LOCAL:  PEDRA DE GUARATIBA   

INTERDIÇÃO PROGRAMADA A PARTIR DAS 16h ÀS 22h

Rua Barros de Alarcão, entre a Rua Professor Bastos e a Rua Saião Lobato.

DESVIOS

Os veículos deverão seguir pela Rua Professor Bastos e, em seguida, acessar a Rua Belchior da Fonseca.

BLOCO DAS CARMELITAS

DATA: 27/01/2024

HORÁRIO: 19h ÀS 22h

LOCAL: PRAÇA TIRADENTES

**A concentração do bloco será na praça sem a utilização de vias, portanto não haverá interdições.

BLOCO DO SHOW

DATA: 27/01/2024

HORÁRIO: 14H ÀS 20H

LOCAL: RAMOS

INTERDIÇÃO PROGRAMADA A PARTIR DAS 14h ÀS 20h

– Rua Romero Zander, altura do número 323. 

BLOCO GORDELÍCIA

Data: 27/01/2024

Horário: 13h às 19h

Local: Piedade

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 13h ÀS 19h

Itinerário do Desfile do bloco

Rua Bernardino de Campos, Rua Tereza Cavalcante, Rua João Pinheiro, Rua Leopoldina e Rua Silvana, onde dispersa.

– BLOCO SEU KUKA E EU DO GRAJAU

Data: 27/01/2024

Horário: 16h às 22h

Local: Rua Barão de Mesquita,1032. Grajaú.

** Não há interdição prevista para este bloco

Bloco Desliga da Justiça

Data: 27/01/2024

Horário: 8h às 14h

Local: Praça Tiradentes – Centro

** Não há interdição prevista para este bloco

Bloco Fala Meu Louro

Data: 27/01/2024

Horário: 17h às 20h

Local: Santo Cristo

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 15h ÀS 20h

– Rua Waldemar Dutra, entre a Praça do Santo Cristo e a Rua Barão da Gamboa.

Interdição para o desfile do bloco, pelo seguinte itinerário:

Rua Waldemar Dutra, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua Cardoso Marinho, Rua Santo Cristo e Rua Waldemar Dutra, onde haverá a dispersão.

BLOCO MISTURA DE SANTA

DATA: 27/01/2024

HORÁRIO: 17h às 21H

LOCAL: SANTA TERESA

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 17h

CONCENTRAÇÃO: Rua Francisca de Andrade – Mirante do Rato Molhado.

Interdição em meia pista, para desfile do bloco, pelo seguinte trajeto:

Rua Francisca de Andrade, Rua Aprazível, na lateral do Castelo Valentin, seguindo até a Rua Almirante Alexandrino, em frente a edificação de nº 1.405, onde haverá a dispersão.

BLOCO VOU TREINAR E VOLTO JÁ

DATA: 27/10/2024

HORÁRIO: 15h às 19h

LOCAL: TIJUCA

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 15h às 19h

CONCENTRAÇÃO: Rua Afonso Pena – Praça Castilhos França

ITINERÁRIO DO DESFILE: Praça Castilhos França, Rua Campos Sales, Rua Mariz e Barros e Rua Afonso Pena, onde dispersa.

ASSOCIAÇÃO BLOCO CARNAVALESCO CORAÇÃO DAS MENINAS

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 16h às 22h

LOCAL: SAÚDE

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 16h às 22h

CONCENTRAÇÃO: Praça Coronel Assunção

– Rua Sacadura Cabral, entre a Rua do Livramento e a Praça da Harmonia;

– Rua do Livramento, entre a Rua Sacadura Cabral e a Rua João Álvares;

– Rua João Álvares, no trecho compreendido entre a Rua do Livramento e a Rua Pedro Ernesto;

– Rua Pedro Ernesto, entre a Rua João Álvares e a Praça da Harmonia.

DESFILE DO BLOCO, NESTE TRAJETO: Praça Coronel Assunção, Rua Sacadura Cabral, Rua do Livramento, Rua João Álvares, Rua Pedro Ernesto, retorno à Praça Coronel Assunção, onde haverá a dispersão.

B. C INDEPENDENTE DO MORRO DO PINTO

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 14h às 20h

Local: SANTO CRISTO

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 14h às 20h*

CONCENTRAÇÃO:

INTERDIÇÃO DE MEIA PISTA DA RUA FARNESE

Uso de meia pista das vias para o desfile do bloco, pelo seguinte itinerário: Rua Farnese, Rua Saldanha Marinho, Rua Mariano Procópio, Rua Sara e Rua Carlos Gomes, Rua Deolinda, Rua Mont Alverne, Rua Mariano Procópio e, retorno à Rua Farnese, onde haverá a dispersão.

Banda Xodó da Piedade

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 16h às 22h.

LOCAL: ENCANTADO

INTERDIÇÃO PROGRAMADA A PARTIR DAS 16h às 22h

Rua Pedro Domingues, entre a Rua Angelina e a Rua Silvana, em frente à edificação nº 80.

BLOCO DAS GAMBAS

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 14h às 20h

LOCAL: RIO COMPRIDO

INTERDIÇÃO PROGRAMADA A PARTIR DAS 14h às 18h*

CONCENTRAÇÃO

Interdição, em meia pista, da Rua Aristide Lobo em frente ao número 217.

UTILIZAÇÃO DE MEIA PISTA, CONFORME ITINERÁRIO:

Rua Aristide Lobo, Travessa Antônio Pedro Galiazzi, e retorno à Rua Aristide Lobo, onde haverá a dispersão.

BLOCO FOLIÕES DO RIO

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 11h às 17h

Local: JARDIM GUANABARA – ILHA

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 11h ÀS 17h

CONCENTRAÇÃO DAS 11h AO MEIO-DIA:  Praia da Bica, entre a Praça Jerusalém e a Rua Henrique Lacombe.

DESFILE PELO SEGUINTE ITINERÁRIO DAS 12h ÀS 17h:

Praia da Bica, Avenida Almirante Alves Câmara Júnior até a esquina da Rua Ipiru, onde haverá a dispersão.

DESVIOS

– Veículos procedentes da Rua Uça, sentido Praia da Bica, seguirão: Praça Jerusalém, Rua Jorge de Lima, Rua Engº Rozauro Zambrando, Rua Pinto Alpoim, Rua Henrique Lacombe e, em seguida, Praia da Bica.

– Veículos procedentes da Estrada da Bica, sentido Rua Cambaúba, seguirão: Rua Ipirú, Rua Carmem Miranda, Rua Orestes Rosólia, Rua Babaçu, Rua General Mário Hermes, Rua Jaime Ovale, Rua Ituá e, em seguida, Rua Cambaúba.

PROIBIDO O ESTACIONAMENTO DA MEIA-NOITE ÀS 19H DE DOMINGO (28/01)

Rua Engenheiro Rozauro Zambrano, entre a Rua Uça e a Rua Francisco Alves, da 0h às 19h.

BLOQUEEN

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 8h às 13h

LOCAL: FLAMENGO

CONCENTRAÇÃO DO BLOCO: AVENIDA INFANTE DOM HENRIQUE, 10 – FLAMENGO

**UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO JÁ DESTINADA À AREA DE LAZER

BLOCO CALMA, CALMA SUA PIRANHA

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 9h ÀS 16h

LOCAL: BOTAFOGO

INTERDIÇÃO PROGRAMADA DAS 9h às 16h

Rua Visconde de Caravelas, entre a Rua Real Grandeza e a Rua Capitão Salomão.

*PROIBIÇÃO DO ESTACIONAMENTO

DAS 16h DE SÁBADO (27/01) ÀS 16h DE DOMINGO (28/01)*

Rua Visconde de Caravelas, entre a Rua Real Grandeza e a Rua Capitão Salomão.

ENSAIO TÉCNICO DO MULTIBLOCO

Data: 28/01/2024

HORÁRIO: 8h ao MEIO-DIA

LOCAL: CENTRO

INTERDIÇÃO PROGRAMADA A PARTIR DAS 8h ao MEIO-DIA

Rua dos Inválidos, entre a Avenida Mem de Sá e a Avenida Henrique Valadares.

PROIBIÇÃO DO ESTACIONAMENTO

DAS 22h DE SÁBADO (27/01) ÀS 13h DE DOMINGO (28/01)

Rua dos Inválidos, entre a Avenida Mem de Sá e a Avenida Henrique Valadares.

BLOCO MINI SERES DO MAR

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 8h ao MEIO-DIA

LOCAL: LARANJEIRAS

INTERDIÇÃO PROGRAMADA A PARTIR DAS 8h ao MEIO-DIA

CONCENTRAÇÃO: Rua General Glicério, entre a Praça Jardim Laranjeiras (Praça Aliança) e a edificação nº 486.

Interdição da Rua Professor Ortiz Monteiro, durante a passagem do bloco.

PROIBIÇÃO DO ESTACIONAMENTO

DAS 18h DE SÁBADO (27/01) ÀS 12h DE DOMINGO (28/01)

Rua General Glicério, entre a Praça Jardim Laranjeiras (Praça Aliança) e a edificação de nº 486;

Rua Professor Ortiz Monteiro, em toda a extensão da via.

PIRATAS

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 8h ÀS14H

LOCAL: LARGO DE SÃO FRANCISCO – CENTRO

*NÃO HÁ INTERDIÇÃO PREVISTA

SE NÃO QUISER ME EMPRESTA

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 10h às 16h

LOCAL: AVENIDA VIEIRA SOUTO, 100 – IPANEMA

*AREA DE LAZER

TECNOMACUMBLOCO

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 16h às 22h

LOCAL: CENTRO

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 16h às 22h

Concentração: Avenida Barão de Tefé, altura do número 27.

Das 18h às 22h – Interdição, em meia pista, para desfile do bloco, pelo seguinte itinerário: Avenida Barão de Tefé, Avenida Venezuela, Praça Mauá, Rua Sacadura Cabral, Rua Souza e Silva, Avenida Venezuela e, retorno à Avenida Barão de Tefé, onde haverá a dispersão.

BLOCO VAI TOMAR NO GRAJAÚ

DATA: 28/01/2024

HORÁRIO: 10h às 16h

LOCAL: GRAJAÚ

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS A PARTIR DAS 10h às 16h

Avenida Engenheiro Richard, entre a Rua Mearim e a Praça Edmundo Rego.

Recomendação é uso de transporte público

Para dar conforto e comodidade aos cariocas e turistas que irão curtir os blocos no fim de semana, a recomendação é o uso de transporte público nos mais diferentes modais. O MetrôRio organizou um esquema de funcionamento especial para os desfiles dos megablocos de rua no Centro do Rio (27 e 28/01), indicando a estação Carioca/Centro para embarque e desembarque. A estação contará com estrutura especial, com equipamentos de controle de fluxo, comunicação exclusiva e equipe reforçada.

Tanto no sábado quanto no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

No sábado (27/01), o MetrôRio funcionará das 5h à meia-noite. Já no domingo (28/01), a operação da concessionária será das 7h às 23h, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após as 23h. O objetivo é atender aos clientes que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. O esquema também será adotado no domingo seguinte: 04/02.

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

Programe-se! Veja os destaques dos blocos para este fim de semana:

SÁBADO, 27 DE JANEIRO

BLOCO DA GOLD – COM LÉO SANTANA

Local: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Concentração: 7h

Desfile: das 8h às 12h

DESLIGA DA JUSTIÇA

Local: Praça Tiradentes – Centro

Concentração: 8h

Desfile (bloco parado): 10h às 14h

IMPRENSA QUE EU GAMO

Local: Rua Gago Coutinho, 51 – Laranjeiras

Concentração: 13h

Desfile: 15h às 19h

SPANTA NENÉM

Avenida Epitácio Pessoa próximo ao N/D – Ipanema

Concentração: 11h

Desfile: 13h às 17h

BANDA DE IPANEMA

Local: Rua Gomes Carneiro, 29 – Ipanema

Concentração: 16h

Desfile: 17h às 21h

DOMINGO, 28 DE JANEIRO

BLOCO DA LEXA

Local: Rua Primeiro de Março, 57 – Centro

Concentração: 7h

Desfile: 8h às 12h

MINI SERES DO MAR

Local: Rua General Glicério, 445 – Laranjeiras

Concentração: 8H

Desfile: 8h às 12h

BLOCO ME ESQUECE

Local: Rua Pacheco Leão, 162 – Jardim Botânico

Concentração: 8h

Desfile: 9h às 13h

BLOCO VIRA LATA

Local: Av. Prefeito Mendes de Moraes, 900 – São Conrado

Concentração: 08h

Desfile: 09h às 14h

megaloterias
megaloterias