Folia

Tabladinho Cultural inaugura agenda com Baile de Carnaval

Localizado no mesmo terraço da escola de cursos livres Tabladinho, local promete ser um ponto de encontro para familiares e amigos

megaloterias
Bloquitcho © Renato Mangolin
Bloquitcho © Renato Mangolin

Um lugar que reúne shows, oficinas, brincadeiras e comidinhas. E vai além: é um espaço de encontro, de afeto, de sorrisos, aprendizados. Para novas histórias e memórias serem criadas. É assim que, fechando os olhos, já é possível imaginar o Tabladinho Cultural. No próximo dia 28, tudo isso vai se tornar realidade. 

Pelas mãos das produtoras culturais Gabriela Motta, mãe de uma menina de 2 anos, e Flavia Ribeiro, mãe de uma de 10, o espaço que fica no terraço de um prédio anexo ao Teatro Tablado, entre a Lagoa e o Jardim Botânico, está prestes a se tornar realidade para as famílias cariocas. Os adultos – pais, amigos e familiares – também encontrarão uma experiência divertida para eles. “Surgiu a proposta de transformar o Tabladinho em algo ainda mais acessível, expansivo e, principalmente, cultural”, complementa Flavia. Daí, nasceu o Tabladinho Cultural. Não à toa, a agenda será diversa, mudando as atrações a cada edição. 

Bloquicho
Bloquicho

ORIGEM 

É impossível falar do Tabladinho Cultural sem falar do Tabladinho. A escola, que funcionou ali por mais de 60 anos, mudou a proposta no final de 2023: deixou de ser focada em educação infantil  para voltar às origens, um espaço de cursos livres durante a semana, oferecendo experiências culturais que encantam não apenas as crianças. 

Gabriela, que é neta de uma das fundadoras e sobrinha das diretoras do Tabladinho, se indagou por que não ir além e oferecer eventos aos finais de semana para as famílias cariocas que sempre sofrem com a falta de programações infantis bacanas. “Diante desse cenário, procurei Lucia e Inez (diretoras) para discutir o que poderíamos fazer neste novo capítulo. Pedimos permissão para imaginar um novo caminho, uma nova fase”, explica Gabriela. “Nossa missão é continuar a tradição, comprometidas em preservar o espírito único do Tabladinho, agora em um formato que permitirá que mais pessoas vivenciem essa magia”. 

LANÇAMENTO DA AGENDA 2024

De janeiro a julho de 2024, será realizada uma verdadeira temporada de aquecimento na sede original. Para o evento de lançamento do Tabladinho Cultural, a programação não poderia ser outra: um Baile de Carnaval agitará um charmoso terraço, que conta com vista para o Cristo, no dia 28 de janeiro, a partir das 15h.  

A primeira atração é o Bloquitcho de Carná, que é um projeto formado por três musicistas educadores: Zé Motta, Laura Becker e Michel Niremberg. O projeto consiste em cortejos lúdicos onde são tocadas marchinhas, sambas e cirandas ao mesmo tempo que são propostas brincadeiras e interações com as crianças e adultos por onde o bloco passa. Durante o evento, eles farão cortejos e atividades para crianças de todas as idades, dos bebês aos adultos que ainda querem pular e dançar um carnaval com a criançada.

Já a bateria mirim do Bloco do Sargento Pimenta, o Little Be, une a música dos Beatles na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba. Com uma “pequena” diferença: os ritmistas são crianças de 7 a 14 anos. Eles realizarão uma oficina de uma hora e meia de duração, com um grupo de crianças a partir de 7 anos de idade. Os pequenos ritmistas aprenderão a tocar ritmos brasileiros em instrumentos de percussão característicos de uma bateria de escola de samba (surdo, caixa, repique, agogô e tamborim) e se apresentarão no fim da oficina. Alguns arranjos serão inéditos e não fazem parte do repertório do Bloco do Sargento Pimenta. Vai ser uma mistura de Ciranda com “All Together Now” e “Let It be” , Xote com “Octopus’s Garden” e “Mother Nature’s Son”. Além disso, também terá a oficina Carnaval reciclante. 

Como presente da primeira edição, os 20 primeiros foliões de mais de 7 anos, que comprarem os ingressos, serão convidados a participar da oficina exclusiva com o Little Be!

A experiência não é só infantil: a DJ Tati da Vila, mãe do João de 7 anos, completa o Baile. Reconhecida por discotecar no Réveillon de Copacabana, ela foi finalista do Prêmio Noite Rio de Melhor DJ de MPB. “Os pais perceberão que o ambiente é também pensado para eles. A ideia é que as famílias se divirtam juntas. As comidinhas e as bebidas tornarão a experiência ainda mais gostosa, enquanto as crianças curtem com novos ou velhos amiguinhos. Temos o sonho de que os eventos do Tabladinho Cultural se tornem data marcada nas agendas das famílias e que todos se encontrem aqui”, sonham as realizadoras. 

SERVIÇO

Baile de Carnaval Tabladinho Cultural 

Data: 28 de janeiro, das 15h às 20h 

Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 795 – 3º andar – Jardim Botânico

Classificação etária: livre

Valor: R$ 60 (crianças menores de 2 anos não pagam) 

Ingressos: Neste Link

megaloterias
megaloterias