Maratona

Guia de sobrevivência para aproveitar os blocos de Carnaval

Descubra como se divertir com segurança e bem-estar durante as festividades carnavalescas

megaloterias
Pollyana Ventura (iStock Images)
Pollyana Ventura (iStock Images)

Com o Carnaval se aproximando, milhares de foliões estão se preparando para cair na folia dos blocos de rua, uma tradição amada por muitos. No entanto, entre os confetes e o som das famosas marchinhas carnavalescas, é fundamental lembrar de cuidar do corpo e da mente para aproveitar ao máximo essa festa tão esperada.

Pensando nisso, preparamos um guia de sobrevivência completo para curtir os bloquinhos de Carnaval com tranquilidade e bem-estar até o último segundo, desde dicas de segurança até cuidados com a saúde.

Confira:

1. Pense bem na programação

É importante se planejar com antecedência, evitando contratempos como congestionamentos, dificuldades de locomoção e até mesmo situações de risco. Além disso, o planejamento inclui considerações sobre segurança pessoal e conforto, como escolher rotas alternativas, manter-se alerta ao ambiente ao redor e selecionar roupas adequadas para a ocasião.



 2. Leve apenas o necessário

Ao carregar apenas itens essenciais, como documentos, dinheiro e celular, os foliões reduzem o risco de perdas, furtos ou até mesmo acidentes. Optar por uma pochete pode ser uma excelente escolha, pois oferece mais praticidade do que uma bolsa, permanece presa à cintura e possui o tamanho ideal para carregar o essencial.

3. Proteja-se do sol

Com a maioria dos blocos sendo durante o dia e sob o sol quente, a proteção solar é indispensável. Estar seguro contra os danos causados pela exposição aos raios ultravioleta (UV) do sol, prevenindo contra queimaduras, envelhecimento precoce da pele e o risco de desenvolver algum tipo de doença é imprescindível durante os bloquinhos.

Os filtros solares aquosos, como o Creamy Watery Lotion, costumam ser ideais para todos os tipos de pele, inclusive as mais oleosas. O produto da Creamy oferece alta proteção (FPS 60) com Fator de Proteção UVA (PPD) 25, proteção contra a luz azul e a luz visível. Também possui alta resistência à água e ao suor, não arde os olhos e não tem cheiro, oferecendo conforto e segurança.

4. Invista em uma alimentação prática e saudável

É fundamental levar opções saudáveis de lanche ao curtir um bloco de Carnaval  para manter a energia e a disposição durante a festa. Mas quais são as escolhas mais práticas para aproveitar a folia sem se preocupar? Algumas opções de comidas são frutas e barras de cereais, assim como bebidas proteicas. 

O NotMilk High Protein, da NotCo, se destaca como uma excelente opção de shake proteico para qualquer folião. O produto não necessita de refrigeração e pode ser facilmente armazenado na pochete ou até mesmo no cooler. Para não atrapalhar a festa, a sugestão proporciona 15g de proteína e baixo teor de carboidrato, tornando-a uma bebida leve que evita as sensações de desconforto ou estufamento. Disponível em embalagens de 250 ml, você pode escolher entre os deliciosos sabores de Chocolate, Café Caramelo, Baunilha com Coco e Pasta de Amendoim.

5. Hidrate-se 

Beber bastante água é algo praticamente obrigatório durante o bloco. Devido às altas temperaturas e à agitação constante, o corpo perde água rapidamente, levando à desidratação e à sensação de cansaço. 

Do mesmo modo, é importante hidratar também a pele já que o calor, exposição prolongada ao sol e aglomerações, combinados com o uso frequente de maquiagem, podem resultar em um quadro de sensibilidade. Com a aplicação de um hidratante adequado, como as duas versões do Calming Cream da Creamy, é possível ter uma pele hidratada sem a sensação de oleosidade. Os produtos contêm o bioativo Hypskin®, ajudando no fortalecimento da barreira de proteção da pele e proporcionando defesa contra possíveis danos externos.

6. Não esqueça do alongamento

É essencial dar atenção especial ao corpo com o agito dos bloquinhos. A profissional de educação física da TotalPass, Ana Carolina Matos, reforça a importância do alongamento para ajudar a aliviar a tensão muscular acumulada durante a folia, prevenindo dores e desconfortos.

“O alongamento proporciona diversos benefícios ao corpo como melhora da postura, diminuição de dores e prevenção de lesões, já que ajuda o organismo a se desintoxicar do ácido lático, que em excesso, provoca a dor muscular”, esclarece a profissional.

“Durante o bloquinho, faça pequenas pausas para realizar alguns alongamentos simples como dobrar o corpo para frente para tocar os dedos dos pés, esticar o pescoço e os braços e principalmente alongar as pernas. Isso ajuda na recuperação muscular e na redução da tensão acumulada”, completa.

Portanto, não deixe de se divertir com responsabilidade, planejamento e cuidado pessoal. Vista sua fantasia, pegue sua pochete com os itens essenciais, aplique o protetor solar e não se esqueça de alongar entre um bloco e outro. 

Está na hora de cair na folia com tudo o que é necessário para curtir ao máximo cada momento desse Carnaval.

megaloterias
megaloterias