Especialista dá dicas para curtir os blocos de rua com mais energia no Carnaval

A dobradinha calor e bebida alcóolica, frequente durante a festa, pode levar à desidratação.

megaloterias
Especialista dá dicas para curtir os blocos com mais energia
Especialista dá dicas para curtir os blocos com mais energia

O carnaval oficial ainda não começou, mas, em várias cidades brasileiras, os blocos já estão arrastando multidões. Na hora da folia, muita gente pensa na fantasia e capricha no glitter, mas esquece que é preciso cuidar da saúde para ter mais energia e não perder nenhum cortejo. A dobradinha calor e bebida alcóolica, frequente durante a festa, pode levar à desidratação. A professora Ana Barreto, coordenadora de Educação Física do Centro Universitário Celso Lisboa, alerta que a perda excessiva de sais e líquidos pode provocar até mesmo desmaios e colapso.

Ninguém quer perder o bloco por passar mal e, para que isso não aconteça, é preciso investir no consumo de água e sucos. Em média, cada pessoa deve consumir oito copos por dia, mas, sob sol intenso, essa quantidade deve aumentar.

 “A perda de água faz com que o sangue fique mais denso, reduzindo o fluxo para o coração e para os músculos, prejudicando a capacidade de performance”, explica.

Ana recomenda ainda que se preste atenção à alimentação. Frituras e alimentos com alta taxa de gorduras saturadas, como os biscoitos recheados, embutidos e ultraprocessados, devem ficar fora do cardápio de Momo. Nos dias de bloco, deve-se optar por frutas, legumes, verduras e alimentos naturais e saudáveis, que proporcionam, além de melhor rendimento atlético, uma sensação de bem-estar. Não se deve consumir um sanduíche cheio de maionese vendido na rua, durante a passagem dos cortejos, pois o risco de contaminação é grande.

Com a nutrição em dia, é preciso escolher um bloco que evolua em horários que não sejam os de pico do sol. A preferência deve ser dada aos que saem no início da manhã ou fim da tarde.

Como em todos os exercícios — afinal, desfilar no bloco também requer muita disposição física — as roupas frescas, que ajudem a reduzir a sensação de calor, são recomendadas. Estão liberadas as fantasias com bastante pele à mostra, exatamente como gostam os foliões

megaloterias
megaloterias